Início Almanaque Osasco bate o próprio recorde com maior cachorro-quente do Brasil

Osasco bate o próprio recorde com maior cachorro-quente do Brasil

0
distribuição de cachorro-quente osasco
Tradicional distribuição de pedaços do maior cachorro-quente do Brasil, no Calçadão de Osasco, 2025 / Foto: Caio Henrique/Drone

Popularmente conhecida como a “capital do cachorro-quente”, Osasco conquistou um título importante ao bater o próprio recorde do Maior Cachorro-Quente Contínuo do Brasil neste sábado (22). A certificação, realizada pela Ranking Brasil durante o evento de montagem do lanche no Calçadão da Rua Antônio Agú, no Centro, coroou as comemorações do 63º aniversário de emancipação político-administrativa da cidade.

A cidade não apenas superou os recordes dos anos anteriores, como também atingiu a marca de Maior Distribuição de Cachorro-Quente, com a entrega de mais de 8 mil lanches – o dobro do número alcançado no primeiro evento, em 2022.

osasco maior cachorro-quente do brasil
Osasco celebra 63º aniversário com distribuição de dogão / Foto: Eduardo Soares

O prefeito Gerson Pessoa (Podemos), acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Gabi Pessoa, realizou o corte simbólico do cachorro-quente de 63 metros e iniciou a distribuição do lanche e de garrafinhas de Cola-Cola para o grande público presente. Em seguida, o prefeito e a primeira-dama receberam o prêmio das mãos de Luciano Candari, sócio-proprietário da Ranking Brasil, e Marcelo Alves Geraldes, CEO da MM Foods.

premio maior cachorro-quente do brasil osasco
Gabi e Gerson Pessoa recebem premiação / Foto: Fernanda Cazarini

O lanche gigante foi preparado com nada menos que cinco pães de 10 metros e um de 13 metros, 2.800 salsichas, 200 kg de purê, 10 kg de batata palha, 40 litros de ketchup, 40 litros de mostarda e 10 kg de queijo ralado.

Para alcançar os recordes, o evento contou com o apoio de mais de 400 voluntários, uma equipe especializada de 30 profissionais (incluindo padeiros, nutricionistas e técnicos em panificação) e 60 “dogueiros”. O sucesso também dependeu do apoio logístico e de segurança da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, SAMU, Vigilância Sanitária e SABESP, além da colaboração dos lojistas e de empresas como FEMSA Coca-Cola e MMFoods.

Novidade para os próximos anos

O prefeito Gerson Pessoa anunciou que, no próximo ano, o kit distribuído no evento terá uma novidade: uma sobremesa. “Osasco tem o melhor cachorro-quente do Brasil. Temos muito orgulho do nosso lanche, mas também das diversas políticas públicas que têm dado certo em nossa cidade. Temos sempre que aprimorar e o que está bom pode melhorar”, afirmou.

Pessoa também agradeceu a todos os envolvidos no evento, incluindo o Legislativo Municipal, o ex-prefeito Rogério Lins, os patrocinadores, os voluntários e a população, e ressaltou o potencial econômico de Osasco.

Ao final do evento, o prefeito homenageou a Associação dos Dogueiros de Osasco e o Sr. Wagner, que trabalha como “dogueiro” na cidade há 43 anos, estendendo seus agradecimentos a todos os profissionais da categoria.

“Este evento é muito importante, pois consolida Osasco como a capital do cachorro-quente e fomenta o desenvolvimento local e o empreendedorismo”, reforçou a secretária de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico (Setide), Talita Bottas.

Osasco é conhecida como a capital do cachorro-quente pela grande quantidade de carrinhos de lanche espalhados pelos centros comerciais. A iguaria foi reconhecida como patrimônio cultural e imaterial do município pela Lei nº 5.279/2023.