O Governo de São Paulo informou que até 2030 rodovias estaduais contarão com 58 pórticos equipados com o sistema free flow, que substitui as tradicionais praças de pedágio e permite o pagamento sem a necessidade de parar. Atualmente, três pórticos já estão em operação, de acordo com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), responsável pela regulação dos contratos de concessão.
A implementação do sistema será realizada pelas concessionárias que operam nas rodovias estaduais. A EcoNoroeste, por exemplo, já opera dois pórticos e instalará mais oito até 2030. A Tamoios também opera um pórtico e a Via SPSerra, que gerencia o trecho norte do Rodoanel Mário Covas, terá dois pórticos em funcionamento.
Já a Novo Litoral será responsável pela instalação de 15 novas estruturas, enquanto a CCR Sorocabana terá a maior ampliação, com 23 pórticos novos. A Ecovias Raposo Tavares também fará a instalação de sete equipamentos.
As tarifas de pedágio, que podem variar dependendo do trecho percorrido, serão calculadas com base nos valores de 2024. No lote da Rota Sorocabana, os valores podem variar entre R$ 0,83 e R$ 12,20. Para os usuários frequentes, haverá um desconto progressivo: 10% após a 11ª passagem e 20% a partir da 21ª. Além disso, quem utilizar tags de pagamento automático terá um desconto adicional de 5%. Já as tarifas da Nova Raposo Castello terão uma variação entre R$ 0,54 e R$ 4,84, também com descontos para os usuários frequentes.
Para o ano de 2025, está prevista a instalação de oito novos pórticos, de acordo com o governo estadual. Um deles será no trecho norte do Rodoanel Mário Covas, previsto para ser entregue em setembro e operado pela concessionária Via SPSerra. Os outros sete pórticos serão instalados pela Concessionária Novo Litoral (CNL), abrangendo áreas da Baixada Santista, Alto Tietê e Vale do Ribeira.