quinta-feira, 04 de junho de 2026
Publicidade
Barueri

Barueri participa de mega simulado de desastres naturais dos Bombeiros a partir de terça-feira (12)

Serão criados nove cenários diferentes e um deles será em Barueri, onde haverá uma busca por corpo de motorista arrastado durante enchente.

Por Soraia Sene | Atualizado em: 08/12/2023 23:24 Siga-nos no Google News
Publicidade

Bombeiros de todo o estado estarão mobilizados a partir desta terça-feira (12), quando a corporação realiza um mega simulado de desastres naturais na capital e região metropolitana. Serão criados nove cenários diferentes e um deles será em Barueri, onde haverá uma busca por corpo de motorista arrastado durante enchente.

O objetivo da operação é criar o cenário mais fiel possível de uma catástrofe para preparar as equipes em umas situação real de desastre natural – como o que atingiu a região de São Sebastião em fevereiro deste ano e deixou 65 mortos.

“O simulado vai envolver equipes de atendimento de emergências de todo o Estado, para analisar toda a sua capacidade de resposta para atuação em uma catástrofe e a mobilização e operacionalização em cenários múltiplos e simultâneos”, explica o capitão André Elias dos Santos.

Publicidade

A operação vai simular o cenário de uma catástrofe sem precedentes no estado após ser atingido por um imenso volume de chuvas. As equipes farão o resgate dos tipos de vítimas mais comuns em casos de chuvas fortes.

O resgate em cada cenário terá um tempo de duração próprio e serão reprisados indefinidamente durante os três dias até que todas as equipes participem.

O Corpo de Bombeiros vai estabelecer uma sala de Gerenciamento de Crises no Comando da corporação, na Praça Clóvis Beviláqua, 421, a partir do dia 12, assim que o megasimulado começar.
O megasimulado terá a colaboração da Polícia Militar, GCM e Defesa Civil. Agentes da CET estarão nos locais de simulação para orientar motoristas e minimizar o impacto no trânsito.

Além de Barueri, o mega simulado vai mobilizar os seguintes pontos e ocorrências:

Publicidade
  • Resgate de passageiros de um ônibus tombado no Vale do Anhangabaú por conta de uma enchente;
  • Resgate por tirolesa de uma vítima de choque elétrico que trabalhava no alto de uma torre de TV (torre de transmissão da TV Bandeirantes no no Parque das Flores);
  • Resgate de vítima presa nos escombros do desabamento de um shopping (antigo shopping Artur Alvim);
  • Resgate de trabalhador que caiu dentro de um silo de grãos (CEAGESP);
  • Resgate de famílias soterradas no desabamento de duas casas (Guarulhos);
  • Buscas por vítima desaparecida após uma enchente (Ponte na rodovia Mogi-Dutra);
  • Resgate de vítimas ilhadas em situação de risco (Sete Quedas, Mairiporã);
  • Atendimento de acidente de trânsito com veículo de transporte de produtos perigosos.
Escrito por

Soraia Sene

Jornalista, formada em 1997 pela FIAM - Faculdades Integradas Alcântara Machado. Com experiência nas redações de vários jornais da região e em assessorias de imprensa nas áreas de política, sindical, cidades, entretenimento e serviços públicos.
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *