Escola de Xadrez França Garcia realiza Campeonato Paulista de Deficientes Visuais em Osasco
O torneio reuniu 38 enxadristas e contou com uma estrutura especial para garantir total acessibilidade aos participantes.
A Escola de Xadrez França Garcia, em Osasco, foi palco de um evento marcante de inclusão e excelência esportiva: a 2ª Etapa do Campeonato Paulista de Deficientes Visuais. Realizado no sábado, 31 de maio, o torneio reuniu 38 enxadristas e contou com uma estrutura especial para garantir total acessibilidade aos participantes.
Disputado no sistema suíço em cinco rodadas, com ritmo rápido de 30 minutos nocaute, o campeonato teve apoio e participação ativa de Rafael Maurício, frequentador da escola que foi responsável por trazer a competição para a cidade.
Um dos destaques foi a participação de um atleta cego, surdo e mudo, que jogou com o auxílio de uma intérprete profissional, demonstrando o esforço coletivo para garantir a inclusão plena.

Escola de Xadrez França Garcia realiza etapa do Paulista de Xadrez para deficientes visuais Foto: Divulgação
O grande campeão da etapa foi Vinícius Ricieri, que somou 4,5 pontos em cinco rodadas e superou Renato Almeida nos critérios de desempate. O jovem Lucas Costa garantiu o terceiro lugar com 4 pontos. A competição também premiou os melhores colocados nas categorias infantil, feminina e veterana.
Para o mestre FIDE Wagner Madeira, o sucesso do evento foi possível graças à mobilização de dezenas de voluntários. “Esporadicamente, recebemos deficientes visuais em nossas competições, mas nada comparável ao desafio de organizar um evento deste porte”, afirmou. Ele agradeceu nominalmente aos voluntários que se dedicaram à realização do campeonato, destacando, entre eles, Luís, que compareceu mesmo de muletas e com a perna engessada, simbolizando um gesto de comovente generosidade.

Escola de Xadrez França Garcia realiza etapa do Paulista de Xadrez para deficientes visuais Foto: Divulgação
Além da etapa inclusiva, o mesmo fim de semana foi de conquistas para os alunos da Escola de Xadrez França Garcia, que disputaram o Campeonato Paulista de Categorias, no Colégio Santa Maria, na zona sul da capital paulista. Osasco conquistou cinco títulos estaduais, além de outras colocações de destaque:
- Sub-8 Absoluto: Brand Giuliano foi vice-campeão invicto.
- Sub-10 Feminino: Vigand Giuliano também ficou em 2º lugar invicta.
- Sub-10 Absoluto: Diego Chahuaylla terminou em 5º lugar.
- Sub-12 Feminino: Luiza Silva garantiu a 3ª colocação.
- Sub-12 Absoluto: Pedro Maset foi o 5º colocado.
- Sub-14 Feminino: Isabelle Akamine sagrou-se campeã com 100% de aproveitamento, enquanto Joyce Chahuaylla ficou em 6º lugar.
- Sub-16: Gabriela Usui venceu na categoria feminina e Cauã Santos levou o título no absoluto — mesmo sendo da categoria sub-14.
- Sub-18 Feminino: Giullia Akamine ficou em 5º lugar.
- Sub-18 Absoluto: Vitor Carvalho confirmou o favoritismo e conquistou o título.
Os campeões Isabelle Akamine, Cauã Santos e Vitor Carvalho são beneficiários do programa Bolsa Atleta, da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer da Prefeitura de Osasco. O secretário da pasta, Thiago Borges, destacou a importância do esporte como instrumento de transformação. “Além das competições que disputamos, ver o esporte como uma ferramenta poderosa de inclusão é motivo de orgulho para a nossa cidade”, afirmou.

Escola de Xadrez França Garcia realiza etapa do Paulista de Xadrez para deficientes visuais Foto: Divulgação
Serviço:
Interessados em aulas gratuitas de xadrez podem procurar a Escola de Xadrez França Garcia, na Avenida Marechal Rondon, 260 – Centro, Osasco. O telefone para contato é (11) 3654-1114