quinta-feira, 04 de junho de 2026
Publicidade
Brasil

MEC divulga mudanças para o Enem 2017

Prova deve acontecer em dois domingos, dias 5 e 12 de novembro, e deixa de certificar o ensino médio

Por Redação | Atualizado em: 10/03/2017 17:59
Publicidade

O Ministério da Educação (MEC) anunciou mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que, este ano, será realizado em dois domingos – dias 5 e 12 de novembro – e não mais em um único fim de semana. As inscrições serão abertas de 8 a 19 de maio.
A medida beneficiará os sabatistas, adeptos de religiões que guardam o sábado. Até o ano passado, eles tinham que ficar isolados em uma sala das 13h até o pôr do sol para fazer a prova à noite.

“As mudanças garantem mais tranquilidade para os estudantes, que terão mais espaço entre uma prova e outra”, disse o ministro da Educação, Mendonça Filho.
No primeiro domingo, os estudantes farão provas de ciências humanas, linguagens e redação. No segundo, as provas serão de matemática e ciências da natureza. Com a mudança, no primeiro domingo, os estudantes terão cinco horas e meia de prova e, no segundo, quatro horas e meia.

A partir deste ano, o Enem deixará de certificar o ensino médio. De acordo com o MEC, o Enem não é um exame adequado para fazer esse tipo de avaliação, que voltará a ser feita pelo Enceja (Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos), exame realizado pelos estados e municípios.

Publicidade
Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile