quinta-feira, 29 de outubro de 2026
Publicidade
Cidades

Osasco recebe 19º Encontro Anual do Espaço da Cidadania sobre inclusão no mercado de trabalho

Evento será realizado em 18 de novembro, na Escola Senai de Osasco, com debates sobre a Lei de Cotas, fiscalização, iniciativas legislativas e oportunidades para pessoas com deficiência

Por Jenifer Oliveira | Atualizado em: 29/10/2026 18:06 Siga-nos no Google News
Publicidade

A Escola Senai de Osasco recebe, em 18 de novembro, quarta-feira, o 19º Encontro Anual do Espaço da Cidadania, com uma programação voltada à inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O evento será realizado das 8h30 às 12h e reunirá representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, pesquisadores e profissionais envolvidos com o tema.

Entre os destaques estão a participação da direção do Ministério do Trabalho e Emprego em São Paulo, que deverá apresentar como será feita a fiscalização para garantir o cumprimento da Lei de Cotas, e de pesquisadores do CESIT, ligado à Unicamp, que vão mapear iniciativas legislativas com impacto sobre a legislação em vigor.

O encontro também pretende discutir mitos que dificultam a contratação de pessoas com deficiência e apresentar experiências de inclusão profissional desenvolvidas por diferentes instituições.

Publicidade

Programação do encontro em Osasco

As atividades começam às 8h30, com recepção, credenciamento e visita à exposição de cartuns temáticos. A abertura oficial está prevista para as 9h.

Na sequência, o encontro abordará os 35 anos da Lei de Cotas, com discussões sobre a atuação do Ministério do Trabalho na fiscalização, os obstáculos à empregabilidade das pessoas com deficiência e as propostas legislativas que podem afetar a legislação.

A programação inclui ainda exemplos de iniciativas voltadas à inclusão no ambiente profissional, como a atuação do Senai na formação de profissionais com deficiência e o trabalho conjunto de instituições para ampliar oportunidades de emprego.

Outro destaque será a apresentação da Carta de Curitiba, relacionada à cooperação para promover a inclusão no trabalho, além de uma discussão sobre caminhos para fortalecer essas práticas no cotidiano.

Publicidade

O evento também prevê o lançamento do livro Jurisprudência Brasileira em Direitos das Pessoas com Deficiência.

Escrito por

Jenifer Oliveira

Jenifer Oliveira é editora do Portal Visão Oeste. Jornalista formada pela Universidade Nove de Julho, atua na imprensa regional desde 2016. Com expertise em jornalismo digital, acumula experiências na redação e edição de texto, reportagem e assessoria de imprensa e comunicação.
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *