quinta-feira, 04 de junho de 2026
Publicidade
Cidades

Projeto de parcelamento de dívida com previdência municipal gera turbulência

Vereadores se irritaram com uma suposta antecipação de votos divulgada pelo portal Cotia Todo Dia

Por William Galvão | Atualizado em: 04/03/2016 17:24 Siga-nos no Google News
Publicidade

Câmara de Cotia // Vereadores se irritam com antecipação de possíveis votos

4-Câmara Cotia - reprodução (Custom)

Leandro Conceição

Um polêmico projeto da prefeitura de Cotia para parcelar em 5 anos pendências da administração junto ao Cotiaprev, o instituto de previdência dos servidores municipais, gerou turbulência na Câmara Municipal da cidade.

Publicidade

Vereadores se irritaram com uma suposta antecipação de votos divulgada pelo portal Cotia Todo Dia e usaram a sessão retrasada, dia 23, para atacar o “fofoqueiro” anônimo que deu as informações ao site. Nesta terça, 1º, não houve sessão por falta de quórum.
“Foi uma insanidade. Essa pessoa que falou em meu nome não tem o direito de dizer que sou situação ou oposição ou o caminho que tenho que trilhar. É canalha quem deu essa entrevista. Não use meu nome”, disparou o vereador Marcos Nena (PPS), apontado na matéria como opositor ao projeto e ao governo de Carlão Camargo (PSDB).

Paulinho Lenha (PSD) emendou a “sessão desabafo”: “tem muita gente que não trabalha e fica de porta em porta falando da vida da Câmara”. Fernando Jão (PSDB) declarou que “esse vereador ‘guru’ brinca com a imprensa, brinca com as pessoas”.

Contribuição patronal ao Cotiaprev não foi paga em 2015

A prefeitura de Cotia alega que no ano passado, em decorrência da crise econômica no país, não foi paga a contribuição previdenciária patronal, de cerca de 19% sobre o salário do servidor, paga pela administração municipal. A divisa somaria cerca de R$ 16,5 milhões. “Para normalizar esta situação, a prefeitura pleiteia junto à Câmara um acordo, conforme autorizado pela legislação federal, para parcelar o valor em 60 meses”.

Publicidade

Líder do governo Carlão Camargo (PSDB) na Câmara, o vereador Rogério Franco (PMDB) defende a proposta. “Sou a favor, até porque vai beneficiar o funcionalismo. Beneficia porque está repondo no Cotiaprev um direito que é do funcionário público, senão ficaria um deficit”. Franco minimiza a polêmica que o projeto tem gerado: “É natural, projetos grandes geram polêmica”.
A prefeitura diz ainda que este “está realizando normalmente o recolhimento devido que compete ao patronal, no valor correspondente a 18,37%”.

Escrito por

William Galvão

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags: Cotia