Na tarde de quinta-feira, 17, o Sindicato dos Gráficos de Barueri, Osasco e Região (Sindigráficos), em mesa de negociação com o sindicato patronal do setor de Indústrias Gráficas, conquistou reajuste salarial de 8,5% para os trabalhadores gráficos.
O percentual será dividido em duas parcelas, sendo 5% aplicados já em novembro e o restante, 3,33%, em março de 2017.
Além do reajuste, o Sindigráficos conquistou a manutenção dos direitos já previstos na última Convenção Coletiva de Trabalho e o pagamento da Participação dos Lucros e Resultados (PLR).
Outra conquista foi barrar a pretensão das empresas de colocarem banco de horas e outras tentativas de retirada de direitos dos trabalhadores, avalia o sindicato.
Depois de duas rodadas de negociação em torno de uma contraproposta que não atendia às demandas dos trabalhadores apresentada pelos patrões, finalmente o patronal apresentou um índice que garante a manutenção do poder de compra dos gráficos.
Valorização dos trabalhadores
O Sindigráficos, ao lado dos demais sindicatos presentes à reunião, entendeu que houve um avanço bastante positivo, ainda mais considerando todas as dificuldades enfrentadas por outras categorias.
“Essa é a prova de que com união e muita garra conseguimos conquistar cada vez mais e alcançar a valorização dos trabalhadores”, comemorou o presidente do Sindigráficos, Álvaro Ferreira da Costa.