sábado, 18 de julho de 2026
Publicidade
Cidades

Novo programa conectará vigilância privada ao Centro de Operações Integradas de Osasco

Iniciativa permitirá que câmeras de monitoramento de comércios e residências sejam acessadas em tempo real pela GCM e Polícia Militar através do COI.

Por Jenifer Oliveira | Atualizado em: 01/12/2025 11:27 Siga-nos no Google News
Publicidade

A segurança pública de Osasco está prestes a ganhar um reforço tecnológico estratégico baseado na colaboração entre o poder público e a sociedade civil. Trata-se do programa “Monitora Oz”, uma iniciativa desenhada para criar uma rede única de vigilância na cidade.

O lançamento será realizado nesta quinta-feira (4), às 17h, no Teatro Municipal Glória Giglio. Na oportunidade, a administração municipal de Osasco apresentará como a iniciativa vai unir o monitoramento público e o particular.

Integração total ao COI

O grande diferencial do “Monitora Oz” é a unificação dos sistemas. Até então operando de forma isolada, as câmeras de segurança privadas – de comércios, condomínios e residências – e totens de vigilância particulares poderão ser conectados diretamente ao Centro de Operações Integradas (COI).

Publicidade

Na prática, isso transforma cada câmera privada aderente ao sistema em um “olho” adicional para as forças de segurança. O COI, que centraliza as ações da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar, Defesa Civil e outros órgãos, passará a receber esse fluxo de imagens, ampliando exponencialmente a cobertura visual do município sem a necessidade de instalação de novos equipamentos públicos em todos os pontos.

Tecnologia em tempo real

Para demonstrar a eficácia dessa integração, a cerimônia de lançamento contará com uma simulação em tempo real. O público presente no Teatro Glória Giglio poderá assistir, em telões, como as imagens captadas por dispositivos privados e públicos chegam simultaneamente à central de comando, permitindo uma resposta mais rápida e coordenada das equipes policiais em situações de emergência.

O projeto é uma ação conjunta das Secretarias de Segurança e Controle Urbano (Secontru), de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico (Setide) e da Agência Inova Oz.

Escrito por

Jenifer Oliveira

Jenifer Oliveira é editora do Portal Visão Oeste. Jornalista formada pela Universidade Nove de Julho, atua na imprensa regional desde 2016. Com expertise em jornalismo digital, acumula experiências na redação e edição de texto, reportagem e assessoria de imprensa e comunicação.
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *