quarta-feira, 03 de junho de 2026
Publicidade
Brasil

Bolsonaro quer aumentar para 40 pontos limite para suspensão da carteira de motorista

O presidente Jair Bolsonaro estuda aumentar de 20 para 40 o limite de pontos por infrações de trânsito cometidas em um ano para a suspensão da CNH.

Por Redação | Atualizado em: 22/01/2019 19:18 Siga-nos no Google News
Publicidade

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) estuda aumentar de 20 para 40 o limite de pontos por infrações de trânsito cometidas em um ano para a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Segundo o “Jornal da Band”, o tema já teria inclusive sido discutido em encontro entre Bolsonaro e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

A mudança já havia sido proposta pelo atual presidente em 2011, quando ele era deputado federal, com o projeto de lei 367/2011.

Publicidade

Na ocasião, Bolsonaro argumentou que as multas teriam se tornado um “grande negócio lucrativo” e que ao motorista só restava pagar a conta já que era “quase impossível recorrer”. Ele ressaltou ainda que o motorista “depende de sua habilitação para trabalhar, transportar familiares, lazer e outras atividades”.

A Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) é contra a ideia: “Ao aumentar o número de pontos necessários para cassar a carteira está se permitindo a ocorrência de mais infrações que podem resultar em acidentes”, afirmou o diretor científico da entidade, Ricardo Hegele, à “Agência O Globo”.

Hoje o Brasil é tido como um dos países com maior número de acidentes no mundo, o que resulta em mais de 40 mil mortes por ano.

Oficialmente, Bolsonaro ainda não se manifestou a respeito da ideia. Mas ele já deu outros indícios de que pretende flexibilizar a legislação do trânsito, com medidas como a ampliação de cinco para dez anos o prazo de validade da CNH, como afirmou em dezembro, no Twitter.

Publicidade

A Abramet também já se manifestou contra essa possibilidade: “Há muitas doenças que se manifestam na pessoa e a impedem de dirigir em cinco anos. Em dez, abriria uma margem para muitos condutores inaptos dirigindo e causando acidentes”, afirmou Ricardo Hegele.

Publicidade

2 respostas para “Bolsonaro quer aumentar para 40 pontos limite para suspensão da carteira de motorista”

  1. Seu Riccardo Helege, que declaração evasiva, nada haver, acidente de trânsito com pontos.

  2. Gilberto lopes disse:

    Melhor coisa vou Bolsonaro,passar a cjh de 5 anos para 10 anos ,tbm a pontuação para 40 pontos….A abramet está apalpitando e porque gosta mesmo e de tornar o povo …..agora te falo podia tbm abaixar estas multas ne ,chega de levar o cidadão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *