Início Brasil Brasil e França lançam iniciativa para promover educação midiática e ambiental na...

Brasil e França lançam iniciativa para promover educação midiática e ambiental na Amazônia

0
projeto educação ambiental amazonia governo federal
O lançamento do projeto ocorreu no Palácio do Planalto / Foto: Divulgação

O Governo Federal, em parceria com o governo francês, lançou o projeto MídiaCOP, uma iniciativa que visa fortalecer a educação midiática e ambiental na Amazônia. O evento foi realizado na última quarta-feira (11), no Palácio do Planalto, em Brasília.

A ação, coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR), o Ministério da Educação (MEC) e a Embaixada da França no Brasil, com apoio técnico da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), busca desenvolver projetos educacionais inovadores na região.

O secretário de Políticas Digitais, João Brant, destacou a importância da parceria entre Brasil e França, ressaltando que ambos os países compartilham visões semelhantes sobre questões contemporâneas, como educação, integridade da informação e meio ambiente. “Hoje, nós temos a oportunidade de conectar esses três temas e apontar para uma construção que materializa ações conjuntas dos dois países por meio da educação midiática”, afirmou Brant.

O MídiaCOP atuará na criação de materiais pedagógicos, na formação de educadores-multiplicadores e no desenvolvimento de projetos-piloto de educação midiática e ambiental. O projeto culminará com a atuação dos multiplicadores de Belém (PA) e seus estudantes na cobertura jovem da COP30, que será realizada na capital paraense em novembro de 2025.

A secretária de Educação Básica do MEC, Katia Schweickardt, enfatizou que a parceria materializa o esforço de ambos os países na promoção da educação digital e midiática, com foco na Amazônia. “Ao começar pela Amazônia, ressalta a centralidade do que é muito importante para o Brasil e para o mundo. A gente começa a mostrar, de verdade, que para proteger a Amazônia é preciso promover direitos, e a educação é o principal deles”, declarou Schweickardt.

O embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, destacou a prioridade que o país europeu dá à parceria com o Brasil nessa área. “Essa temática da educação midiática está no coração da democracia atualmente. E sei que é uma preocupação da França e do Brasil. A gente sabe que hoje em dia a escola é um lugar onde se formamos cidadãos do amanhã, capazes de analisar as questões atuais. Também é na escola que a gente vai ensinar os alunos a desenvolverem o senso crítico”, afirmou Lenain.

O lançamento do MídiaCOP contou com a presença de representantes do CLEMI (Centre pour l’éducation aux médias et à l’information) da França, que estão no Brasil para uma visita técnica que marca o início do projeto. A iniciativa representa um passo importante na cooperação bilateral para fortalecer a educação midiática e ambiental, especialmente na região amazônica.

LEIA TAMBÉM// Governo federal lança programa para proteger comunidade LGBTQIA+ em áreas rurais