O Programa Casa Paulista entrega, nesta quinta-feira (19), o Conjunto Habitacional Pequiá, em Carapicuíba, beneficiando 196 famílias que viviam em áreas de risco às margens do Córrego Cadaval. A cerimônia de entrega, que será realizada às 10h, na Travessa Renê Fernandes, 2-54, Vila Silviania, contará com a presença do secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco.
O empreendimento, que representa um investimento de R$ 19,6 milhões da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), foi realizado em parceria com a Prefeitura de Carapicuíba, responsável pela execução da obra. O conjunto habitacional faz parte do Projeto de Urbanização e Remanejamento de moradias precárias desenvolvido pelo município.
Com uma área construída de 12.794 m², o residencial é composto por sete blocos de sete pavimentos cada, além de centro de apoio ao condomínio e playground. Cada apartamento possui dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e lavanderia, com área privativa de 57 m².
Financiamento com juros zero
As famílias beneficiadas foram indicadas pela Prefeitura e habilitadas pela CDHU. O financiamento dos imóveis segue as diretrizes da Política Habitacional do Estado de São Paulo, oferecendo juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Essa condição permite que as famílias paguem praticamente o mesmo valor ao longo dos 30 anos de financiamento, com correção monetária calculada pelo IPCA – índice oficial do IBGE.
O valor das parcelas é calculado levando em consideração a renda familiar, comprometendo, no máximo, 20% dos rendimentos mensais. O menor valor de prestação é de R$ 242,40, tornando o sonho da casa própria mais acessível para as famílias de baixa renda.