sexta-feira, 17 de julho de 2026
Publicidade
Cidades

Cotia terá Operação Cata Treco neste sábado (29) contra dengue

Ação da Prefeitura visa eliminar focos do mosquito Aedes aegypti em bairros com alta incidência da doença. Saiba como descartar corretamente seus inservíveis.

Por Redação | Atualizado em: 28/03/2025 09:32 Siga-nos no Google News
Publicidade

A Secretaria de Saúde de Cotia, em colaboração com a Vigilância Ambiental e a Secretaria de Obras e Infraestrutura, realiza neste sábado (29), a “Operação Cata Treco contra a Dengue”. A iniciativa tem como objetivo eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti em bairros que apresentam maior incidência de casos da doença.

A ação se concentrará em duas regiões estratégicas do município: a região da Granja Viana, abrangendo os bairros Chácara Refúgio, Vila Santo Antônio e Parque São George, e a região central, com foco nos bairros Jardim Lina, Parque Isaac Pires e Barro Branco.

A partir das 9h, caminhões com caçamba percorrerão as ruas dos bairros definidos, recolhendo materiais inservíveis que possam acumular água e se tornar um ambiente propício para a proliferação das larvas do mosquito da dengue. Entre os itens que serão recolhidos estão pneus, latas em geral, embalagens pet, garrafas de vidro, sacolas e qualquer recipiente inutilizável.

Publicidade

Para facilitar o trabalho das equipes, a Secretaria de Saúde orienta que os moradores coloquem os materiais inservíveis na parte externa de seus imóveis. A operação não recolherá entulho ou outros materiais descartados de construção civil.

Agentes de vetores participarão da mobilização para orientar os moradores sobre a importância da ação e da necessidade de eliminar focos de água parada em suas residências. “Contamos com a colaboração dos moradores, é uma oportunidade de acabarem com objetos que não utilizam mais e que servem apenas para proliferação do mosquito. Importante reforçar que os cuidados com a eliminação de água parada devem ser tomados por todos, sem exceção”, informou a Secretaria de Saúde.

A “Operação Cata Treco contra a Dengue” é uma iniciativa crucial para conter o avanço da doença em Cotia e proteger a saúde da população.  

Serviço:

Publicidade
  • Operação Cata Treco Contra a Dengue
  • Data: 29 de março de 2025 (sábado)
  • Horário: A partir das 9h
  • Local: Região da Granja Viana (Chácara Refúgio, Vila Santo Antônio e Parque São George) e Região Central (Jardim Lina, Parque Isaac Pires e Barro Branco)
  • Recolhimento de: Pneus, latas em geral, embalagens pet, garrafas de vidro, sacolas e qualquer recipiente inutilizável que possa acumular água parada.
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *