sábado, 18 de julho de 2026
Publicidade
Brasil

Pressão ’12 por 8′ deixa de ser considerada normal; entenda

A mudança faz parte da Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial 2025, divulgada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Por Redação | Atualizado em: 19/09/2025 12:32 Siga-nos no Google News
Publicidade

A pressão arterial de 12 por 8, antes considerada normal, passa a ser enquadrada como pré-hipertensão. A mudança faz parte da Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial 2025, divulgada nesta quinta-feira (18) pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) em conjunto com a Sociedade Brasileira de Nefrologia e a Sociedade Brasileira de Hipertensão.

Segundo as entidades, o objetivo da reclassificação é identificar precocemente pessoas com risco aumentado para doenças cardiovasculares e estimular intervenções preventivas não medicamentosas, como adoção de hábitos saudáveis e acompanhamento regular.

Com a nova orientação, apenas aferições inferiores a 12 por 8 passam a ser consideradas dentro da faixa normal. Já os valores iguais ou superiores a 14 por 9 continuam definidos como hipertensão arterial, podendo ser classificados nos estágios 1, 2 ou 3, conforme avaliação feita em consultório médico.

Publicidade

Nas redes sociais, a Sociedade Brasileira de Cardiologia destacou que o documento é “fundamental para orientar a prática clínica” de especialistas em todo o país e reforçou a importância de alinhar o tratamento da pressão arterial às recomendações mais atuais e baseadas em evidências científicas.

A atualização deve impactar protocolos de acompanhamento e ações de saúde pública, buscando reduzir complicações cardiovasculares e melhorar a prevenção da hipertensão entre os brasileiros.

Com a Agência Brasil

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *