quarta-feira, 03 de junho de 2026
Publicidade
Cidades

Primeira etapa do cemitério vertical de Itapevi será entregue nesta sexta-feira (3)

O espaço contará com sistemas de gavetas distribuídas em sete andares.

Por Soraia Sene | Atualizado em: 02/02/2023 10:24 Siga-nos no Google News
Publicidade

A Prefeitura de Itapevi inaugura amanhã (3), às 19h, a primeira fase do Memorial Parque Itapevi, o primeiro cemitério vertical biosseguro público do Estado de São Paulo. O memorial está localizado na Estrada Lucinda de Jesus, 591, na Cohab.

O espaço contará com sistemas de gavetas distribuídas em sete andares, em seis blocos nesta primeira fase, com 1.198 lóculos (gavetas) e possibilidade de transmissão online do velório para os familiares.

A previsão da Prefeitura é que até 2024, sejam concluídas as fases 2 e 3. Terminado, o espaço terá capacidade para 4,2 mil sepultamentos.

Publicidade

As gavetas biosseguras, sem emendas, são produzidas em fibra de vidro e resina de garrafas pet. Este sistema permite um sepultamento mais seguro ambientalmente, já que não contamina o ar, o solo ou o lençol freático e reduz o nível de enxofre lançado na atmosfera.

O cemitério vertical também otimiza o espaço, já que a proporção é sete sepulturas verticais no espaço de apenas um túmulo convencional.

O novo modelo também permite um sepultamento mais ágil, concluído em apenas dez minutos, enquanto no modo convencional, são utilizados cerca de 55 minutos.

O cemitério terá um sistema rotativo para resolver a necessidade de novas sepulturas. Os corpos permanecem nos lóculos por três anos, sendo direcionados posteriormente para um ossário com identificação do sepultado.

Publicidade

O novo cemitério será utilizado para os novos sepultamentos e o atual, no Jardim Julieta, que já está no limite da sua capacidade, terá sua manutenção garantida, mas sem novos sepultamentos, na parte pública.

Escrito por

Soraia Sene

Jornalista, formada em 1997 pela FIAM - Faculdades Integradas Alcântara Machado. Com experiência nas redações de vários jornais da região e em assessorias de imprensa nas áreas de política, sindical, cidades, entretenimento e serviços públicos.
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *