Início Política Programa Nossa História destaca Dia da Consciência Negra e Dia do Músico

Programa Nossa História destaca Dia da Consciência Negra e Dia do Músico

0
programa nossa historia osasco
Foto: Ricardo Migliorini

O Programa Nossa História da quinta-feira (23), na Câmara de Osasco, celebrou duas o Dia da Consciência Negra e o Dia do Músico. Na ocasião, os homenageados Eduardo dos Santos Barros — vigilante patrimonial, Arnaldo Roberto da Silva — o músico Nego, e o jornalista Adamastor Inácio hastearam as bandeiras de São Paulo, Brasil e Osasco, respectivamente.

“Hastear as bandeiras do Brasil e de São Paulo é emocionante, mas poder fazer isso com a bandeira dessa cidade é uma emoção indescritível. Osasco me acolheu na década de 1970 onde, há mais de 30 anos, trabalho na imprensa. Sou apaixonado por Osasco”, afirmou o jornalista, ao confirmar que divide em seu coração duas cidades: Osasco e Pirapozinho, no interior de São Paulo, onde nasceu.

O músico Nego SP, que tem um vasto currículo cultural, declarou que não imaginava que já tinha feito tanta coisa e aproveitou o momento para agradecer um dos membros da Ordem dos Emancipadores de Osasco, Luiz Tamborilando, pelas orientações e por dividirem o amor pela cultura.

“Eu aprendi muito com o Luiz. Quando o vi pela primeira vez, ele estava falando sozinho e eu parei para ouvir. Percebi que o que ele estava fazendo era poesia, era arte. E naquele momento, dividimos muitos momentos, fomos parceiros”, declarou Nego SP, que contou sua relação com a arte e agradeceu ao presidente da Frente Parlamentar Nossa História, Josias da Juco (PSD), por representar na Casa de Leis a comunidade negra. “Josias você é um exemplo é uma inspiração para a gente”, disse o músico.

Discreto e tímido, Eduardo se emocionou com a homenagem. Funcionário na Câmara de Osasco, ele agradeceu o convite e contou o foco do seu trabalho. “Estou muito feliz por essa oportunidade. Aqui já passaram grandes personalidades e, para mim, será um dia inesquecível. Obrigado a todos. E quero reforçar que estou aqui na Câmara não só para cuidar do patrimônio, mas para cuidar principalmente das pessoas. Terei sempre isso no meu coração”, concluiu Eduardo Barros.

O deputado estadual Rogério Santos (MDB), que também é um exímio conhecedor da música, agradeceu a Josias da Juco e Bognar por darem continuidade ao Programa Nossa História. Ele comparou a vida dos homenageados — e de cada um dos presentes — à canção “Andando em Frente”, interpretada por Almir Satter.

“A composição da vida é essa. Cada um compõe a sua história, mas a execução da música da vida não pode ser isolada. A sua história é composta pelas pessoas que passam pela sua vida. Elas dão cor, som e ajudam a acelerar ou desacelerar os passos. A vida é como uma canção e o que a gente precisa é a cada dia cuidar da vida, viver o dia, viver cada dia”, frisou Rogério Santos.

Josias da Juco e Délbio Teruel (União Brasil) também parabenizaram os homenageados pelas histórias, reforçando o quanto cada um é importante para a cidade de Osasco. O deputado estadual Rogério Santos encerrou a solenidade, cantando a música gravada por Almir Satter.