Início Opinião Recordar, comemorar e planejar

Recordar, comemorar e planejar

0

Nesta semana quatro cidades na nossa região viraram mais uma página de sua história. Itapevi, Embu das Artes e Taboão da Serra, que completam 56 anos cada, e a caçula desse grupo, Osasco, que chega aos 53 anos. Do hasteamento da bandeira a solenidades e shows, os municípios aproveitam o período para relembrar sua história, comemorar sua “independência” — a Emancipação Político-Administrativa — e fazer balanços acerca de seu progresso.

Em comum, as quatro cidades compartilham o fato de estarem próximas da Capital, numa macrorregião que encabeça a maioria dos rankings de crescimento econômico e demográfico do estado, estão sendo castigadas pela crise hídrica e vivem o desafio de buscarem o desenvolvimento com sustentabilidade. E isso não é pouco.

Municípe deve aproveitar momento para conhecer planejamento e metas

Quando completou seu cinquentenário, a cidade de Osasco marcou história lançando o projeto “Osasco 50 Anos”. Criou, ali, indicadores e metas que pautariam as ações dos próximos prefeitos visando os próximos cinquenta anos do município. À época, o engenheiro e então secretário Jorge Lapas ficou conhecido como “arquiteto” do programa.

Agora, prefeito, tem a chance de consolidar os passos iniciais da jornada, que incluem grandes intervenções para melhorar a mobilidade urbana, deslocamento do centro administrativo para uma área mais afastada do centro e com melhor infraestrutura, incremento de programas habitacionais, programas de vocação empresarial e econômica da cidade, entre muitos outros.
A gestão Lapas certamente não será suficiente para concretizar todos os planos. Mas fica a dica para cada munícipe: aproveitar esse momento solene do aniversário da cidade para se apropriar desse planejamento, conhecer suas metas e indicadores, para cobrar e incentivar de fato todas as próximas gestões rumo a esse futuro.

As opiniões expressas nos artigos assinados não refletem necessariamente a posição do Portal Visão Oeste, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es).

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorInscrições abertas para cursinho Pré-Vestibular
Próximo artigoFrases