Início Cidades Assistência Social de Osasco incentiva candidatos a “Família Acolhedora”

Assistência Social de Osasco incentiva candidatos a “Família Acolhedora”

0
família acolhedora Osasco
Foto: Fernanda Cazarini

A Secretaria de Assistência Social de Osasco, realizou em sua sede, entre os dias 7 e 15 de fevereiro, palestra com futuros novos candidatos ao programa de Famílias Acolhedoras, que consiste na contribuição de famílias comuns com a transformação de vidas de crianças e adolescentes que vivem em casas de acolhimento institucional por determinação judicial, que precisaram ser separadas de suas famílias por estarem em situação de risco social (seja por negligência, abandono ou abusos).

O serviço foi instituído no município pela atual administração (Lei Municipal nº 4927/2018) e visa incentivar o apadrinhamento afetivo, oferecendo capacitação para famílias da comunidade que possam acolher em suas casas, por um período indeterminado, bebês, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos cuja família perdeu a guarda temporária por determinação judicial da Vara da Infância, até que haja a reintegração familiar ou adoção.

O objetivo é que o menor crie vínculo afetivo familiar durante o período de convivência. Para isso, a Família Acolhedora recebe uma bolsa auxílio para ajudar nas despesas com o menor.

Os interessados em aderir ao programa precisam ter mais de 25 anos, não ter interesse em adoção, estar em boas condições de saúde física e mental, ter uma rede de apoio e disponibilidade para participar do processo de habilitação e das atividades do serviço. O programa também está aberto a famílias de outros municípios.

Quem quiser conhecer o programa, obter mais informações sobre o apadrinhamento afetivo, o telefone da coordenação da Família Acolhedora é o (11) 99689-6568 (WhatsApp) ou e-mail no familiacanguru.sas@osasco.sp.gov.br.