Início Brasil Bancos iniciam mutirão nacional para renegociação de dívidas

Bancos iniciam mutirão nacional para renegociação de dívidas

0
auxilio desemprego carapicuiba dinheiro
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

O Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, que permite aos consumidores renegociarem seus débitos atrasados com bancos e instituições financeiras, começou na última sexta-feira (1). A iniciativa, que segue até 30 de novembro, é uma parceria entre a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco Central (BC), Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país.

Durante a ação, as instituições participantes oferecem condições especiais como parcelamento, descontos no valor da dívida e taxas de juros reduzidas para refinanciamento, conforme a política de crédito de cada uma.

Podem ser negociadas dívidas em atraso de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades, desde que não possuam bens dados em garantia e não estejam prescritas. O mutirão não é indicado para pessoas protegidas pela Lei do Superendividamento, que devem procurar diretamente o Procon.

Para participar, os interessados podem negociar diretamente com a instituição credora, através de seus canais oficiais, ou pelo portal Consumidor.Gov.Br, que exige conta Gov.br nos níveis Prata ou Ouro. Os consumidores também podem consultar suas dívidas no Registrato, sistema do Banco Central que fornece o Relatório de Empréstimos e Financiamentos.

A relação completa dos bancos participantes está disponível na página oficial do mutirão na internet.