Um cachorro foi resgatado com vida após ficar soterrado em um deslizamento de terra ocorrido na noite de domingo (2), em Embu das Artes. O incidente, causado pelas fortes chuvas que atingiram a região no final de semana, mobilizou moradores e a Defesa Civil da cidade.
O deslizamento ocorreu na Rua Cambará, no Jardim São Francisco, atingindo uma residência e deixando o animal preso sob os escombros. O resgate, que contou com a participação do prefeito Hugo Prado (Republicanos) e equipes da Defesa Civil, se iniciou no domingo à noite e se estendeu até a madrugada desta segunda-feira (3).
As imagens do resgate foram compartilhadas pelo prefeito nas redes sociais. “Em menos de 24 horas choveu o equivalente a todo o mês de fevereiro, alagando bairros e colocando vidas em risco. Mas, diante do caos, agimos com o coração e rapidez”, declarou Hugo Prado.
O cãozinho foi encaminhado para atendimento veterinário, onde recebeu os cuidados necessários, e recebeu o nome de “Vitorioso”. “Ele estava chorando, como se estivesse pedindo socorro. Fiquei muito feliz que conseguiram tirar ele”, comemorou uma moradora da cidade que presenciou o resgate emocionante.
O casal que residia no imóvel atingido teve ferimentos leves e foi acolhido por familiares.
Embu das Artes em estado de emergência
Nesta segunda-feira (3), a Prefeitura da cidade decretou situação de emergência devido ao temporal que atingiu a cidade no fim de semana. “Foram mais de 128 mm de chuva de sexta-feira até ontem [domingo]”, explicou o prefeito, em vídeo publicado nas redes sociais.
Foram registrados deslizamentos de terra, quedas de árvores e pontos de alagamento em diversas regiões da cidade. Algumas vias chegaram a ser interditadas.
Na região, as cidades de Embu das Artes e Taboão da Serra estão entre as mais afetadas com as fortes chuvas. As equipes das prefeituras seguem mobilizadas para fazer a limpeza das vias e prestar auxílio às famílias atingidas.
LEIA TAMBÉM// Barranco cede e atinge casas em condomínio de Cotia