
Leandro Conceição
A Prefeitura de Osasco inaugurou, na terça-feira, 21, a Casa do Empreendedor, no Centro da cidade. O órgão conta com parcerias de entidades como Sebrae, Junta Comercial e Caixa Econômica Federal para oferecer, em um único local, todos os serviços necessários e orientações para o empresário abrir ou regularizar sua empresa.
“Esse projeto [a Casa do Empreendedor] é uma ferramenta para que a gente continue estimulando a cidade a crescer. Nós precisamos correr atrás das empresas”, afirmou, no evento, o prefeito Jorge Lapas (PT), que ressaltou o crescimento de Osasco no ranking dos maiores PIBs do país. A cidade ultrapassou Salvador (BA) e está na 11ª posição, de acordo com o último levantamento do IBGE.
O prefeito destacou também a importância das micro e pequenas empresas para a economia. Pesquisas apontam que as micro e pequenas empresas são responsáveis por mais da metade dos empregos formais gerados no país.
“Às vezes, a soma de pequenas empresas é mais importante do que uma grande empresa”, avaliou Lapas. “Vamos concentrar esforços em pequenas, médias e grandes empresas”.
A superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Celi Mantovani, destacou a “parceria de entidades tão representativas em prol do desenvolvimento da cidade”.
Suporte
Outra função da Casa do Empreendedor é dar suporte, orientação, para diminuir a mortalidade de empresas. Pesquisa do Sebrae aponta que, no estado, 27% das empresas fecham em seu primeiro ano de atividade. “[O órgão] será um espaço não só para a abertura de empresas, mas para a manutenção delas vivas”, disse Lapas.
O vice-prefeito de Osasco, Valmir Prascidelli (PT), destacou que “não basta [a Prefeitura] fazer obras de concreto. Precisa também fazer obras que possam dar condições de a população crescer”.