Início Cidades CIoeste empossa nova presidência com presença do governador Tarcísio

CIoeste empossa nova presidência com presença do governador Tarcísio

0
cioeste posse tarcísio
Foto: divulgação

Em cerimônia oficial realizada nesta sexta-feira (17), a nova diretoria do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste) tomou posse, com a presença do governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e secretários estaduais. O prefeito de São Roque, Guto Issa, assumiu a presidência do Consórcio, tendo o prefeito de Cajamar, Kauãn Berto, como vice-presidente.

A cerimônia contou com a participação de diversas autoridades, como os secretários estaduais Roberto de Lucena (Turismo e Viagens), Marcelo Branco (Desenvolvimento Urbano e Habitação) e Gilberto Kassab (Governo e Relações Institucionais), além de deputados e prefeitos dos municípios que compõem o Cioeste.

O presidente do Consórcio, Guto Issa, ressaltou a importância estratégica do consórcio para o desenvolvimento da região, enfatizando seu compromisso de liderar com responsabilidade e empenho. Ele também anunciou a contratação de uma consultoria internacional para o planejamento estratégico de 10 anos do Consórcio, estudos sobre os impactos da reforma tributária e a criação de uma Agência de Emergência Climática.

O governador Tarcísio de Freitas destacou que os Consórcios intermunicipais são instrumentos fundamentais para o desenvolvimento das cidades, permitindo a integração regional, o crescimento das cidades e a otimização da gestão pública.

Tarcísio de Freitas enfatizou também a importância de enfrentar desafios imediatos, como o combate à dengue, e anunciou a antecipação de recursos estaduais para auxiliar nesse enfrentamento. Ele também reforçou os investimentos no Hospital Rota dos Bandeirantes, em Barueri.

Questões como a alfabetização na idade certa, a superação da pobreza, a modernização das Guardas Municipais e os desafios ambientais, como a resiliência hídrica, também foram abordados pelo governador. Além disso, Tarcísio destacou os investimentos em infraestrutura, como as obras na Rodovia Castello Branco e na Rota Sorocabana, e anunciou o leilão do Trem Intercidades São Paulo-Sorocaba, visando o desenvolvimento regional.