A Polícia Civil de São Paulo, por meio do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), prendeu três homens envolvidos no roubo de medicamentos oncológicos avaliados em mais de R$ 10 milhões. O crime ocorreu em maio de 2023, no terminal de cargas do Aeroporto de Guarulhos.
Os agentes da 2ª Delegacia da Divecar (Divisão de Investigações sobre Furtos, Roubos e Receptações de Veículos e Cargas) cumpriram três mandados de prisão e nove mandados de busca e apreensão em oito cidades, incluindo Osasco, Barueri, Jandira e Santana de Parnaíba, além de Hortolândia, Tatuí, São Paulo e São Caetano do Sul. Uma das prisões foi na cidade de Jandira.
Esquema de distribuição com empresas de fachada
Os presos, com idades entre 29 e 50 anos, eram responsáveis pela distribuição dos medicamentos roubados para farmácias, clínicas e pessoas físicas. O grupo utilizava empresas de fachada e alterava a numeração dos lotes dos medicamentos para dificultar a fiscalização.
Durante as buscas, foram encontradas 50 caixas de citrato de fentanil, medicamento controlado pela Anvisa e usado na produção de cocaína, armazenadas sem autorização em um dos locais. O responsável pelo local foi preso e responderá também por tráfico de drogas.
Investigações continuam
Esta foi a terceira fase da operação. Dois proprietários de farmácias já haviam sido identificados como receptadores dos medicamentos. As investigações prosseguem para identificar outros envolvidos no esquema. O caso foi registrado no 2º DP da Divecar.