Início Cidades Educação de SP abre milhares de vagas para programa de estágio remunerado...

Educação de SP abre milhares de vagas para programa de estágio remunerado a alunos do ensino médio técnico

0
escola estadual ensino médio técnico
Inscrições no BEEM começam nesta terça / Foto: Governo de SP

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) abre nesta terça-feira (18) as inscrições para o programa BEEM (Bolsa Estágio Ensino Médio), que oferece 10 mil oportunidades de estágio para estudantes da 2ª e 3ª séries matriculados no itinerário de formação técnico profissional do Ensino Médio em escolas da rede estadual.

Os estudantes selecionados serão admitidos como estagiários, seguindo as normas da Lei de Estágio Federal nº 11.788/08. A jornada de trabalho varia entre 12 e 20 horas semanais, e os valores das bolsas-auxílio variam de R$ 422,03 a R$ 851,46, dependendo do curso e da carga horária.

“O principal objetivo do programa BEEM, Bolsa Estágio de Ensino Médio, é dar aos nossos estudantes do ensino técnico a primeira oportunidade no mercado de trabalho e conectar o conteúdo dos nossos cursos profissionalizantes ao que é demandado pelos empregadores”, explica o coordenador pedagógico da Secretaria da Educação, Daniel Barros.

O edital de seleção e a tabela com a lista de cursos e valores das bolsas-auxílio foram publicados no Diário Oficial do Estado na edição de 13 de fevereiro.

Para participar do BEEM, os candidatos devem atender aos seguintes requisitos:

  • Ter 16 anos completos na data de admissão do estágio;
    Estar matriculado na 2ª ou 3ª série do itinerário de formação técnico profissional do Ensino Médio;
  • Ter frequência regular igual ou superior a 85% no semestre anterior à seleção;
  • Ter feito, no ano anterior, o Provão Paulista Seriado;
  • Não serão convocados estudantes cujo término do curso seja igual ou inferior a seis meses da data da convocação.

O processo seletivo é eliminatório e classificatório, limitado ao número de vagas disponíveis. As empresas participantes poderão incluir fases adicionais, como análise de currículos ou entrevistas, caso manifestem interesse.

As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de março no site www.beem.sp.gov.br.