Início Opinião Editorial – Gestão compartilhada, de responsabilidades e expectativas

Editorial – Gestão compartilhada, de responsabilidades e expectativas

0

O tema que se transformou na manchete desta edição do Visão Oeste apareceu algumas horas antes no site do jornal. Em pouco mais de 5 horas já havia alcançado 8 mil pessoas, gerado quase uma centena de compartilhamentos e vários comentários. A maioria registrando a expectativa dos usuários por melhoria no atendimento no Hospital Central Antonio Giglio
O aspecto mais visível da novidade é o estabelecimento de uma relação diferente do poder público com os profissionais da unidade, em especial quanto ao cumprimento dos plantões médicos. Torna-se muito mais de cobrança e fiscalização por parte da administração municipal sobre o cumprimento de um contrato com a organização social que passa gerenciar o atendimento (a Fundação do ABC). Não mais a pressão individual sobre os médicos, por exemplo.

“Será fundamental acompanhar de perto, criar métricas eficientes de auditoria”

Municípios vizinhos, como Itapevi e sua recente “fuga de médicos” após a exigência de ponto biométrico, já mostraram quão complicada pode ficar a relação direta.
Num momento em que a sociedade discute intensamente a questão da terceirização, a mudança de sistema traz algumas preocupações de ordem jurídica quanto à manutenção de direitos e garantias dos profissionais contratados pela nova gestora. Mas superado esse receio, o fato de a contratante direta não ser mais a Prefeitura deverá trazer outro reflexo positivo imediato: os servidores efetivos poderão reforçar outras unidades de saúde.

A reação otimista da população só reforça o tamanho da responsabilidade da gestão Jorge Lapas em fazer a medida funcionar. E será fundamental neste processo acompanhar tudo bem de perto, criar métricas eficientes de auditoria de recursos e resultados, além da fiscalização estrita do cumprimento do contrato.

As opiniões expressas nos artigos assinados não refletem necessariamente a posição do Portal Visão Oeste, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es).

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorDerrota da CLT
Próximo artigoFrases