A cidade de Cotia enfrenta a possibilidade iminente de paralisação dos serviços de saúde. A greve dos trabalhadores do Instituto Brasileiro de Jesus (IBJ) de Cotia, anunciada oficialmente em 6 de dezembro de 2024, está prevista para começar hoje (9) a partir das 17h. O motivo alegado para a paralisação é o não pagamento de salários.
O Sindicato Intermunicipal dos Empregados em Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas de Cotia e Região (AMATRACA) divulgou um comunicado oficial informando sobre a greve. O documento está assinado pelo presidente Homero Fraccari, afirma que a decisão de recorrer à greve se baseia na Lei 7.783/89, que dispõe sobre o direito de greve para servidores públicos. A lei garante aos trabalhadores o direito à greve como forma de pressionar por melhores condições de trabalho e salários.
De acordo com o comunicado, os trabalhadores do IBJ/Cotia irão paralisar os serviços a partir de 9/12/2024. A paralisação afetaria as unidades de saúde, incluindo os atendimentos de emergência. A AMATRACA ressalta que a paralisação seguirá a legislação vigente, e solicita a compreensão da população neste momento.
A prefeitura de Cotia, via Secretaria de Saúde, informou por nota enviada ao Visão Oeste que não há serviços paralisados e que a parte administrativa está sendo regularizada hoje (9/12).