Ruas escuras // Carapicuíba, Osasco e Barueri enfrentam dificuldades no serviço
William Galvão
Lâmpadas queimadas e ruas sem iluminação durante vários dias são reclamações constantes dos moradores da região.
Em Carapicuíba, a Estrada do Jacarandá, no bairro Altos da Santa Lúcia, é um exemplo de como a falta de iluminação pública afeta os moradores. “[A rua] ficou uma semana sem iluminação”, afirma a auxiliar de classe de 27 anos, Keia Silva, moradora do bairro. “Eles ligavam a luz só depois das dez da noite, agora tem luz só de um lado da rua”.
Outra reclamação de falta de iluminação na cidade é na rua Niterói, na Cohab 2. A prefeitura diz estar em dia com a manutenção.
No município de Osasco, na última sessão da Câmara, realizada na terça-feira, 21, foram 11 pedidos de manutenção de iluminação pública como troca de lâmpadas queimadas, emitidos pelos vereadores. Os principais bairros relatados com problemas foram o Centro, Vila Menk, Mutinga, Santa Maria, Bussocaba, Conceição, Novo Osasco, Ayrosa e Veloso.
Em Barueri, a cidade estava sem contrato com empresa do setor de iluminação pública desde setembro do ano passado. O prefeito Rubens Furlan (PSDB) determinou, no início de fevereiro, a contratação emergencial, sem licitação, de uma empresa par executar os serviços. O secretário de Obras, José Roberto Piteri, diz considerar “a necessidade urgente em restabelecer a iluminação em diversos pontos”.
Responsabilidade dos municípios
Desde de 2015, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou que a gestão da iluminação pública é de responsabilidade dos municípios da região. As cidades prestam o serviço, ou terceirizando ou através de Secretarias específicas.
Onde reclamar
Carapicuíba: 4184- 1146
Barueri: 4199-1900
Osasco: 156