Início Cidades Barueri Mais de mil carros abandonados são removidos das ruas de Barueri

Mais de mil carros abandonados são removidos das ruas de Barueri

0
remocao de veiculos barueri
Recolhimento de veículos em Barueri teve aumento de 28,52% em 2024/ Foto: Alenilson C. Silva/ Semurb Barueri

Entre janeiro e novembro deste ano, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Barueri (Semurb) retirou das ruas um total de 1.104 veículos em situação de abandono, após notificação prévia aos seus proprietários.

O número representa um aumento de 28,52% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 859 remoções. Do total de veículos removidos em 2024, 977 foram recolhidos pela própria Semurb, 40 foram retirados pelos proprietários com apoio de guinchos particulares e 87 foram levados ao pátio de recolha de Carapicuíba.

A Semurb alerta que é fundamental que os proprietários atendam aos prazos de notificação. Embora Barueri não cobre taxa de guincho, o pátio administrado pela Prefeitura de Carapicuíba cobra pela estadia do veículo, o que pode gerar custos adicionais aos proprietários negligentes.

Legislação e critérios de abandono

A Lei Municipal 1.916/2010 define que um veículo é considerado em situação de abandono quando permanece no mesmo local público por mais de 20 dias, mesmo em locais permitidos para estacionamento, e apresenta uma ou mais das seguintes características:

  • Evidente estado de depreciação, mesmo que coberto com capa;
  • Impossibilidade de deslocamento com segurança ou risco à saúde dos munícipes;
  • Ausência de placas, pneus furados, vidros quebrados, entre outros.

Como denunciar

A Semurb disponibiliza o Portal Barueri para que os cidadãos possam fazer denúncias de veículos abandonados. Ao identificar um veículo nessas condições, a secretaria emite uma notificação ao proprietário, concedendo um prazo para a remoção.

Caso o proprietário não atenda à notificação, os agentes de trânsito do Setor de Remoção iniciam o processo de recolhimento do veículo ao pátio.