Início Cidades Novo Fórum e Hospital Pediátrico de Osasco serão construídos com recursos da...

Novo Fórum e Hospital Pediátrico de Osasco serão construídos com recursos da venda de duas áreas públicas

4
Fotos: Sergio Gobatti

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão, promoveu nesta terça-feira (22), na Sala Osasco, audiência pública para discutir a implantação do Hospital Pediátrico e a continuidade das obras do novo Fórum, entre outros temas.

O secretário de Assuntos Jurídicos, Ivo Gobatto Júnior, resumiu os projetos e as operações necessárias para a continuidade das obras do Fórum, como a venda de duas áreas públicas e a compensação ambiental.

“São duas áreas: uma que fica em frente à Narciso Sturlini, do lado esquerdo de quem vai da Avenida dos Autonomistas para a Avenida Bussocaba, e a da CMTO (Companhia Municipal de Transportes de Osasco), na Avenida Franz Voegeli. Com a venda dessas áreas, o valor arrecadado seria empregado na construção do Fórum e do Hospital Pediátrico, além de garantir o pagamento de gestores e da administração”.

Para a comercialização, continuou o secretário, a Prefeitura fará um projeto de lei de alienação de leilão, sendo que 20% serão destinados a obra do Fórum e 80% para a construção do Hospital Pediátrico.

“O projeto já foi encaminhado à Câmara. Depende ainda do julgamento na Justiça quanto à alienação da área ambiental, já que propomos compensações ambientais”, explicou.

Sobre a retomada das obras do Fórum, Gobatto lembrou que as elas foram paralisadas porque a empresa alegou defasagem nos valores e pediu realinhamento 25% acima do permitido, o que não ocorreu porque o Estado alegou falta de recursos. No primeiro momento, o governo do Estado arcaria com 80% da obra e a prefeitura, que doou o terreno, ficaria responsável por 20% de contrapartida.

“Em 2017, a responsabilidade pela construção foi repassada à Secretaria Estadual da Justiça, mas o processo não avançou. Com esses imprevistos, o que temos hoje é um ‘elefante branco’ e as condições do nosso judiciário é bastante precária, com prédios construídos nas décadas de 70 e 80. A retomada das obras geraria menos gastos para a prefeitura e centralizaria todos os serviços em um só lugar, beneficiando o judiciário e os munícipes. A verba de R$ 30 milhões que iremos investir, retornará para os cofres públicos entre 5 e 6 anos”, avalia.

Quanto ao terreno da CMTO, o secretário informou que ele pode ser comercial, mas, por enquanto, ele está parado, enquanto poderia gerar recursos para a construção do Hospital Pediátrico.

Na audiência pública, o vereador Tinha Di Ferreira (PTB) disse ser oposição ao governo, mas que apoiará a construção do Hospital Pediátrico. “Temos o 6º maior PIB. Portanto, temos que ter oferecer uma saúde adequada aos nossos munícipes”.

Investimentos na cidade

O prefeito Rogério Lins também participou da audiência. Ele reforçou a utilização dos recursos para o término das obras do Fórum e a construção do Hospital Pediátrico. “São investimentos que visam oferecer o melhor à nossa população. Na semana passada estive com o presidente do Tribunal de Justiça de SP, o desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, e falamos sobre o repasse de R$ 30 milhões ao Poder Judiciário, que permitiria a centralização dos servidores, advogados e juristas num único espaço, gerando economia e agilizando o atendimento”.


Lins falou sobre a retomada da obra de canalização do Rochdale, lembrando as condições subumanas em que viviam as pessoas ao lado do córrego. “Elas estavam ali há 11 anos. No aniversário da cidade, entregaremos obras que refletem a nossa preocupação com o acolhimento, como o Albergue do Rochdale, que trará um modelo inédito no Brasil. Também temos mudanças nas UPAs com ortopedia e a pediatria 24 horas; investimentos em aparelhos modernos como raio-x, mamografia, tomografia, computadorizada de ultrassom e eletroencefalograma. Tudo para oferecer o melhor à população”, disse, reforçando que “os contratos desses equipamentos saíram mais baratos que a tabela do SUS”.

O chefe do executivo ainda falou sobre o salto no PIB. “Subimos de 8º para o 6º PIB; somos a cidade que mais gera empregos; além de estarmos bem na educação com o melhor nota do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) da história da cidade: 6,1. Nossos prontos-socorros antes realizavam 16 mil atendimentos/dia e hoje são 25 mil atendimentos/dia. Temos capacidade para atender toda a demanda, mas ainda não está do jeito que eu quero. Não posso esquecer do maior investimento em segurança, com aumento de 77% em relação aos anos anteriores”.

4 COMENTÁRIOS

  1. Quando sobe o número de atendimentos nos pronto socorros, é motivo de comemoração? Suponho que se a pessoa vai ao pronto socorro é pq alguma coisa não está bem feita, certo?
    Se a pessoa levou um tiro, a segurança/justiça deve estar deficiente.
    Se a pessoa sofreu um acidente de carro ou moto, a fiscalização, sinalização, infraestrutura ou as políticas de educação no trânsito estão em algum momento deficientes, certo?
    Se as pessoas estão com desnutrição ou infecções é pq em algum momento faltou assistência, trabalho ou saneamento básico….
    Quando o número diminuir, aí comemoramos. Pois, será sinal de que as coisas estão indo bem e menos pessoas estaram doentes. Quanto ao aumento de postos de trabalho, é importante observar que deve-se verificar que não é só olhar para onde os postos de trabalho são abertos (Osasco) é bom que se veja quem os está preenchendo, são Osasquenses?

    Sobre as obras, acredito que essa empresa que parou a obra deva ser denunciada para os órgãos competentes e ficar proibida de participar de qualquer obra pública no território nacional por pelo menos 30 Anos. Assim, outras empresas evitaram tentar fazer a mesma coisa encaram um trabalho melhor.

    Mais atenção nas declarações.

  2. Tbm estou esperando a Secretária de Saúde me chamar para realizar diversos exames …. Sem contar minha filha com uma pedra na vesícula com mais de 2,5 cm e tendo crise … Tendo que aguardar um exame … Vergonhoso para o Município ….

  3. Moro na Rua Mário.Barreto no Jardim Veloso, cep 06152-200, já vai fazer um (1) ano a Sabesp, deu início as obras para trocar toda rede de água, quebrou todo o asfalto, calçadas, inclusive do lado interno das resistências para trocar os cavaletes e, acredito que já tenham dado como obras concluídas. Todavia, rua, calçadas e garagens estão totalmente quebradas, e aí Sr. Prefeito ? Queremos Solução já ????? . O IPTU está chegando e o respeito com os munícipes, quando chegará ??
    Por gentileza, tire a bunda da cadeira e vai até o local fazer uma verificação inloco.

  4. O hospital em construção Rua Irlanda no rochedalle esta entregue ao tráfico pq ali nem a Polícia tem o que fazer pq mais eles tira mais tem e cadê o prefeito isso é obra dele agora quem mora ali perto não tem paz..

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorQueixas de empresas de ônibus contra Uber aumentam
Próximo artigoFátima Bernardes manda indireta a Maria Gadu: “respeito”