Início Cidades Osasquense é ouro no Pan-Americano de Surdos

Osasquense é ouro no Pan-Americano de Surdos

0
osasquense no pan americano de surdos
Foto: Divulgação

O atleta osasquense Romailson Ribeiro de Santana conquistou a medalha de ouro nos 800 metros rasos e a medalha de prata nos 400 metros rasos nos 6º Jogos Pan-Americanos de Surdos, realizados em Canoas (RS), entre os dias 10 e 17 de novembro. A conquista garante a Romailson uma vaga nas próximas Deaflympics, que acontecerão em Tóquio, em novembro de 2025.

Romailson, integrante do programa Bolsa Atleta da Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer, tem um currículo repleto de conquistas, incluindo os títulos de tricampeão brasileiro e campeão sul-americano, além da 6ª colocação nas últimas Deaflympics.

O atleta foi acompanhado pelo técnico osasquense David Alisson Dias, convocado pela Confederação Brasileira de Desporto para Surdos (CBDS). David, que iniciou sua trajetória no atletismo em 2003 como atleta e também foi beneficiado pelo Bolsa Atleta de Osasco, começou a atuar como técnico em 2018.

Ele credita ao apoio recebido na cidade a oportunidade de cursar a faculdade e se desenvolver profissionalmente. “Hoje, como técnico e professor, sinto que posso retribuir a oportunidade que tive representando a cidade de Osasco e contribuindo para o desenvolvimento de novos talentos”, declarou.

David acumula convocações para a Seleção Brasileira de Atletismo de Surdos, incluindo as Deaflympics 2022, o Sul-Americano 2023, os Jogos Mundiais de Surdos da Juventude 2024 e o Pan-Americano 2024.

Thiago Borges, secretário de esporte de Osasco, comemorou a vitória da dupla: “A vitória de Romailson e David nos Jogos Pan-Americanos de Surdos é um reflexo do trabalho de base e reconhecimento dos profissionais que atuam diariamente comprometidos no desenvolvimento da modalidade. Nossa obrigação é continuar a apoiar nossa equipe, para promover o esporte como uma ferramenta de inclusão e desenvolvimento.”

Trajetória de Romailson

Deaflympics 2022 – Caxias do Sul, Brasil: 6º lugar nos 800 metros rasos
Sul-Americano 2023 – Equador: Campeão dos 800 metros rasos
Pan-Americanos 2024 – Canoas, Brasil: Campeão dos 800 metros rasos e vice-campeão nos 400 metros rasos