O prefeito de Cotia, Welington Formiga (PDT), apagou a nota na qual afirmava que vetaria o reajuste salarial dele, do vice-prefeito e dos secretários municipais, aprovado ontem pela Câmara Municipal. Nesta quarta-feira (26), ele publicou um vídeo em suas redes sociais, ao lado do presidente da Câmara, Professor Osmar (Republicanos), para esclarecer a situação e explicar o projeto de lei.
No vídeo, Professor Osmar afirmou que a revisão aprovada, que inclui um reajuste de 4,56% na remuneração do prefeito, vice-prefeito e secretários, tem como objetivo apenas corrigir a inflação. “Recebemos a revisão geral e anual dos servidores e é esse percentual de inflação que é repassado, conforme lei, para não ficar defasado”, detalhou o presidente do Legislativo.
“A Câmara fez o seu papel de passar essa correção da inflação para os secretários, prefeito e vice, 4,56% de reajuste. Nada mais. Não teve aumento real, somente a correção da inflação”, completou o presidente da Câmara.
Formiga também justificou a aprovação do reajuste em meio a um cenário de dificuldades financeiras no município. “É importante deixar claro porque nós pegamos uma cidade que deve mais de 135 milhões de reais para fornecedores. Estamos enxugando a máquina pública, a Câmara de Cotia também está fazendo corte de gastos. Estamos lidando com um orçamento contado”, afirmou o prefeito.
A publicação veio após Formiga apagar a nota na qual afirmava que vetaria o texto, alegando que o que recebe atualmente “é suficiente para viver”. A mudança de postura gerou debates e questionamentos nas redes sociais, levando o prefeito a buscar esclarecimentos junto ao presidente da Câmara.