Uma grande festa marcou a formatura de 2.640 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) em Osasco. A cerimônia, realizada no Estádio José Liberatti na última sexta-feira (13), reuniu estudantes de 18 escolas da rede municipal de ensino, autoridades e familiares em um momento de celebração e reconhecimento do impacto do programa na vida dos jovens.
O evento contou com a presença do prefeito de Osasco, Rogério Lins, da vice-prefeita Ana Maria Rossi, do deputado estadual e prefeito eleito de Osasco, Gerson Pessoa, do secretário municipal de Educação, Cláudio Piteri, do tenente-coronel Keida, comandante do 14º BPM, entre outras autoridades.

Durante a solenidade, o prefeito Rogério Lins foi homenageado com uma medalha do Proerd, em reconhecimento ao seu apoio ao programa. A formatura também foi animada pela apresentação dos PMs da Alegria do 36º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, Capitão Edinho e soldado Risadinha, e dos policiais instrutores do Proerd nas escolas, cabo Nicolay, cabo Bonetti, cabo Moscarelli e soldado Proença.
Os formandos são alunos das escolas José Martiniano de Alencar, Maestro Domingos Blasco, Benedicto Weschenfelder, Irma Tecla Merlo, Escultor Victor Brecheret, Alípio da Silva Lavoura, Professor Joao Larizatti, Professora Elza de Camargo Mello Battiston, Darcy Ribeiro, Alice Rabecchini Ferreira, Padre José Grossi Dias, Professor Manuel Tertuliano de Cerqueira, Messias Gonçalves da Silva, Professora Zuleika Gonçalves Mendes, Dr. Hugo Ribeiro de Almeida, Professor João Euclydes Pereira, Saad Bechara e CEU Drª Zilda Arns Neumann.
Em seu discurso, Rogério Lins destacou a importância do Proerd nas escolas e agradeceu a presença das famílias, ressaltando a importância do apoio familiar para o desenvolvimento dos jovens. “Estou muito emocionado porque é minha última formatura como prefeito, mas tenho orgulho em saber que durante minha gestão, o Programa formou mais de 20 mil alunos, que aprenderam a dizer não quando alguém oferecer drogas, álcool, cigarro ou qualquer tipo de violência. O Proerd transforma vidas e a nossa missão é cuidar das famílias osasquenses”, afirmou o prefeito.
Gerson Pessoa, deputado estadual e prefeito eleito de Osasco, enfatizou que o Proerd orienta as crianças a seguirem um caminho livre das drogas e da violência, valorizando a família. “O programa prepara nossos alunos a fazerem escolhas seguras e responsáveis, também atua na prevenção ao uso de álcool e drogas, promovendo uma vida saudável”, disse Pessoa.
O Proerd é fruto de uma parceria entre a Polícia Militar, por meio do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, e a Prefeitura de Osasco, através da Secretaria de Educação.