O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o retorno do X (antigo Twitter) no Brasil. A decisão foi tomada nesta terça-feira, 8 de outubro de 2024, após a plataforma cumprir todas as exigências legais, incluindo o pagamento de multas que somam R$ 28,6 milhões e a suspenção de contas acusadas de espalhar notícias falsas.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi instruída a adotar as medidas necessárias para liberar o acesso ao X em até 24 horas. No entanto, os provedores de internet ainda aguardam a notificação oficial da Anatel para desbloquear a rede social. A Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (ABRINT) informou que, uma vez notificados, os provedores poderão liberar o acesso “em questão de horas”.
A suspensão da rede social do bilionário Elon Musk no Brasil ocorreu em 30 de agosto, após a plataforma descumprir decisões judiciais do STF. Com o cumprimento das ordens e o pagamento das multas, a expectativa é que o acesso ao X seja restabelecido em breve, dependendo apenas da notificação e ação dos provedores de internet.
Com a decisão, espera-se que o retorno completo do X ocorra nas próximas horas ao longo dessa quarta-feira, 9 de outubro, uma vez que a Anatel já está trabalhando para garantir que todos os provedores de internet sejam notificados e possam liberar o acesso à plataforma rapidamente.
Com a liberação, os usuários brasileiros podem encontrar instabilidades ocasionais, mas deverão poder voltar a utilizar o X em breve.