Início Cidades Barueri Alerta de terremoto assusta moradores de Osasco, Carapicuíba, São Paulo e RJ

Alerta de terremoto assusta moradores de Osasco, Carapicuíba, São Paulo e RJ

0
alerta de terremoto osasco são paulo
Alerta de terremoto assustou moradores de São Paulo e do RJ nesta madrugada /Foto: Reprodução

Moradores de cidades como Osasco, Carapicuíba, Itapevi, São Paulo e até do Rio de Janeiro foram surpreendidos na madrugada desta sexta-feira (14) por alertas de um possível terremoto enviados pelo sistema de alertas de terremoto do Android.

As notificações, disparadas por volta das 2h da manhã, indicavam a possibilidade de tremores de magnitude de até 5,5. “Tomei um susto quando peguei meu celular assim que acordei e vi o alerta”, relatou José dos Santos, morador de Carapicuíba.

Além do aviso, o sistema operado pelo Google também forneceu instruções de segurança a serem seguidas em caso de terremoto, como calçar sapatos, verificar vazamentos de gás e evitar construções danificadas. O alerta mencionava possíveis tremores com magnitudes diferentes na região de Ubatuba (4,4) e na Baixada Santista (5,5).

alerta terremoto
Alerta do sistema Android

No entanto, a Defesa Civil de São Paulo informou que não emitiu nenhum alerta e que não há registro de nenhuma ocorrência relacionada a terremotos no estado. A Defesa Civil também ressaltou que o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), órgão oficial de monitoramento de terremotos do estado, não registrou nenhum tremor em São Paulo nesta madrugada.

População ficou assustada / Reprodução

Até o momento, o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) e o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (ESMC), principais órgãos de monitoramento de terremotos em nível mundial, também não registraram nenhuma ocorrência nas áreas mencionadas pelo alerta do Android. Ao G1, o Google informou que está apurando o que que aconteceu.

Apesar do alerta ter sido falso, o episódio gerou grande repercussão nas redes sociais. A hashtag “terremoto” se tornou um dos assuntos mais comentados no X (antigo Twitter), com mais de 40 mil postagens nas últimas horas, muitas delas em tom de humor.

Confira algumas publicações: