Na próxima quarta-feira (19), às 13h, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) sedia uma audiência pública para debater o projeto Nova Raposo, que prevê novos pedágios, desapropriações e até intervenção em parques públicos da região.
A audiência foi pedida pelo deputado estadual Enio Tatto, que está convocando cidadãos e movimentos sociais a participarem do evento para debater o controverso projeto.
A proposta do governador Tarcísio de Freitas prevê a privatização do trecho urbano da Rodovia Raposo Tavares, englobando a instalação de vários postos de pedágio e a construção de pistas, viadutos e alças de acesso em áreas atualmente ocupadas por residências, empresas, vegetação e zonas de proteção ambiental.
Batizada de “Nova Raposo”, a iniciativa do governo estadual visa conceder a gestão da rodovia à iniciativa privada, impactando diversas cidades da região com a instalação de seis novos pedágios.
Enio Tatto, autor do requerimento que garantiu a realização da audiência pública, afirma que é fundamental a participação maciça da população para manifestar sua posição sobre o projeto. “Essa é uma oportunidade para que a sociedade civil se faça ouvir e apresente suas preocupações e sugestões”, declarou o parlamentar.
O movimento “Nova Raposo, Não” também tem incentivado a mobilização popular para a audiência. Em suas redes sociais, o grupo convoca a população a “lotar o auditório da Assembleia Legislativa”, ressaltando que “a única coisa que pode brecar o processo é a sua participação”. O movimento pede investimento em transporte público de massa, como metrô e corredores de ônibus, o que não está contemplado no projeto.
Até o momento, não há confirmação sobre a presença de representantes do governo estadual na audiência pública.