O prefeito de Cotia, Rogério Franco, e o prefeito eleito, Wellington Formiga, divergem sobre a situação financeira do município. Formiga, em publicação nas redes sociais, afirma que a transição de governo encontrou a cidade com milhões de reais em dívidas, sem recursos para pagar fornecedores e com problemas em diversos setores. Ele afirma que a administração atual está em uma situação crítica, comparando a situação a uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O pedetista afirma que a solução inicial será analisar contratos para cortar gastos, enxugar a máquina pública e reduzir gastos com aluguéis.
Em contraponto, em vídeo divulgado nas redes sociais, o atual prefeito Rogério Franco afirma que está realizando uma transição tranquila e democrática, discordando da avaliação feita pelo prefeito eleito sobre as condições financeiras do município. Franco afirma que a cidade tem mais de R$ 1,6 bilhão de orçamento para 2025 e que pretende implantar um plano de carreira para funcionários da educação, segurança pública e outros setores, além de criar mais espaços de lazer e convivência.
A divergência entre as declarações do atual prefeito e do prefeito eleito levanta questionamentos sobre a real situação financeira e administrativa do município.