Início Cidades Carnaval promete aquecer o setor hoteleiro em São Paulo, aponta Fhoresp

Carnaval promete aquecer o setor hoteleiro em São Paulo, aponta Fhoresp

0
malas hotel setor hoteleiro
Foto: Freepik

O Carnaval está chegando e o setor de turismo em São Paulo se prepara para um período de grande movimentação. Um levantamento da Federação dos Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) aponta que a ocupação hoteleira no litoral paulista deve atingir 85% durante os cinco dias de folia, aquecendo a economia local. Já no interior e na capital, a expectativa é de que o índice alcance 65%. Os números consideram o período de 28 de fevereiro a 5 de março.

Segundo Enio Miranda, diretor de Planejamento Estratégico da Fhoresp, o Carnaval é uma das principais datas festivas do Brasil e possui forte impacto no segmento turístico. “O Carnaval está cada vez mais consolidado no calendário de eventos do brasileiro e, também, dos turistas estrangeiros. Os dados da Federação mostram que o período festivo impacta de maneira positiva as mais diversas regiões do nosso estado, com injeção de recursos no segmento econômico em geral”, destaca.

A combinação de praias, eventos culturais e festas faz com que o litoral norte e sul atraia um público diversificado, desde famílias em busca de tranquilidade até jovens em busca de aventura. Esse cenário resulta na alta taxa de ocupação esperada para a região.

As cidades do interior, com forte infraestrutura em lazer, também atraem milhares de visitantes, com uma taxa de ocupação projetada em 65% para hotéis e pousadas de diferentes níveis. “No entanto, nos municípios considerados estâncias turísticas e que abarcam rotas de Turismo, este índice pode, facilmente, chegar a 100%”, complementa Miranda.

Capital Paulista na folia carnavalesca

Na capital, a programação de Carnaval é um dos principais atrativos para o turismo, com destaque para o desfile das escolas de samba no Sambódromo do Anhembi e os mais de 600 blocos de rua que animam os bairros da cidade. A previsão é de 65% de ocupação em hotéis e pousadas. A Prefeitura de São Paulo estima um público de 16 milhões de pessoas, incluindo 1,5 milhão de turistas, no Carnaval de 2025.

Bruno Omori, diretor de Jogos e de Hospitalidade da Fhoresp, ressalta que o Carnaval movimenta diversas vertentes econômicas, como organização de eventos, decoração, entretenimento e o comércio de vestuário e adereços. “No geral, ao menos R$ 6 bilhões, de forma direta, devem ser injetados na Economia paulista”, calcula.

Geração de empregos temporários

O Carnaval de 2025 também deve impulsionar o mercado de trabalho, com a criação de cerca de 300 mil postos temporários no interior e litoral do estado.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Pesquisa da Fhoresp, o economista Luís Carlos Burbano, os setores de Alimentação, Hospedagem e Transporte são os que mais demandam mão de obra sazonal, como garçons, cozinheiros, camareiras, recepcionistas, motoristas e pessoal de apoio. “Estes empregos, embora temporários, geram renda imediata para milhares de famílias, contribuindo para a dinamização da Economia local”, destaca o especialista.

LEIA TAMBÉM// Barueri celebra o Carnaval com desfile de blocos e escolas de samba domingo (2)