Início Cidades Cioeste prioriza combate à dengue e ações regionais de saúde em 2025

Cioeste prioriza combate à dengue e ações regionais de saúde em 2025

0
cioeste saúde dengue
Foto: divulgação

A Câmara Técnica de Saúde do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste) deu o pontapé inicial nos trabalhos de 2025 com uma reunião estratégica realizada nesta segunda-feira (10). O encontro reuniu secretários de saúde, representantes das secretarias municipais e técnicos do Consórcio para definir as prioridades do ano e eleger a nova coordenação da Câmara Técnica. A diretora do Departamento de Saúde de São Roque, Simoni Camargo Rocha, assumiu a liderança, tendo como vice-coordenadora a secretária de Saúde de Itapevi, doutora Aparecida Luiza Nazi Fernandes.

O objetivo principal da reunião foi alinhar as principais pautas para 2025 e estabelecer diretrizes que visem fortalecer a saúde pública nos municípios que integram o Cioeste. “Nosso foco é debater as pautas mais necessárias para o planejamento deste ano, garantindo ações efetivas e articuladas entre os municípios”, destacou Simoni Camargo Rocha.

Dengue no radar:

O combate às arboviroses, especialmente a dengue, ganhou destaque na pauta da reunião. Diante do aumento de casos registrado no último ano, os participantes discutiram estratégias para intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti. Uma das propostas em análise é a realização de uma campanha regional de conscientização, com foco na importância de a população permitir a entrada dos agentes de saúde em suas residências para a realização das ações de combate aos focos do mosquito.

Além disso, foi debatida a possibilidade de aquisição de equipamentos de nebulização via Cioeste para uso regional, ampliando as ferramentas disponíveis para reforçar as ações nos municípios. A necessidade de atuação conjunta entre diferentes setores, como Saúde, Meio Ambiente, Obras e Defesa Civil, também foi enfatizada, considerando as condições climáticas favoráveis à proliferação do mosquito.

Outras iniciativas:

A reunião também abordou outras questões importantes, como:

  • Aquisição regionalizada de medicamentos: Incluindo aqueles de alto custo que os municípios disponibilizam judicialmente.
  • Capacitação contínua dos profissionais da saúde: Com a retomada da Escola de Governo do Cioeste e a definição de temas prioritários para treinamentos e oficinas.
  • Fortalecimento da rede de assistência em saúde mental.
  • Regulamentação do SAMU regional: Que atende algumas cidades do Cioeste.