Desde o início deste ano, a Prefeitura de Cotia tem intensificado o trabalho de abordagem social a pessoas em situação de rua. A ação, conduzida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, tem como objetivo oferecer suporte e reintegração dessas pessoas à sociedade, por meio de orientações, acolhimento e, quando possível, o auxílio no retorno ao mercado de trabalho e à convivência familiar.
Entre os dias 27 de janeiro e 2 de fevereiro, 45 cadastros foram realizados em abordagens realizadas durante o dia e à noite, em diversos pontos da cidade. Durante essas ações, os abordados recebem informações sobre os serviços de acolhimento e a possibilidade de internação em clínicas conveniadas, além do apoio necessário para tratar questões como dependência química, um problema presente em grande parte da população atendida.

De acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimento Social, a maioria dos abordados é do gênero masculino (84,4%) e, predominantemente, de etnia preta ou parda (82%). Além disso, cerca de 80% das pessoas em situação de rua em Cotia enfrentam algum tipo de dependência química, com substâncias que variam desde o álcool até drogas como crack e K9.
Essas informações são essenciais para a criação de estratégias mais eficazes de atendimento e recuperação desse público, que, por meio do fortalecimento de vínculos, tem acesso a serviços que não se limitam apenas à alimentação, mas buscam a reintegração social de forma digna e humanizada.
A Secretaria de Desenvolvimento Social reforça que as abordagens têm sido fundamentais para traçar um perfil mais detalhado da população em situação de rua na cidade e, assim, poder desenvolver ações mais adequadas para cada caso, com foco na recuperação e reinserção social.