Cotia anunciou que será a primeira cidade brasileira a contar com uma Secretaria da Cidadania, Neurodiversidade e Segmentos Sociais. A pasta terá como secretária Dra. Solange Aroeira, psicóloga, pedagoga e palestrante com foco em TEA (Transtorno do Espectro Autista).
A criação da secretaria, iniciativa do prefeito eleito Wellington Formiga, busca priorizar a saúde mental, a neurodiversidade e o atendimento a pessoas com deficiência, idosos e mulheres. Formiga destacou que a iniciativa surgiu após observar as dificuldades enfrentadas por crianças autistas em relação ao diagnóstico e tratamento.
Dra. Solange Aroeira, 56 anos, foi candidata a vereadora em Cotia em 2024. Formada em Psicologia, é especialista em Imagem Pessoal e Autismo, com especialização em Psicanálise dos Laços Sociais pela USP, com estudos voltados para violência, drogadição, adoção, marcas corporais e transexualidade. Atua na área clínica há mais de 10 anos, utilizando a abordagem Fenomenológica Existencial, e também atua com práticas integrativas como Reiki e Barras de Access. Atende crianças e adolescentes com TEA e realiza palestras sobre neurodiversidade.
Dra. Solange Aroeira afirmou já havia contribuido para a criação do programa de governo do PDT (Partido Democrático Trabalhista), ajudando a desenvolver um plano de ação focado na saúde mental, neurodiversidade e TEA, buscando construir uma sociedade mais inclusiva.