A Enel Distribuição São Paulo realiza uma blitz de segurança em Osasco na próxima quarta-feira (29), com o objetivo de alertar a população sobre os riscos de interação com a rede elétrica. A iniciativa, que já percorreu os municípios de Santana de Parnaíba, Barueri, Cotia e Itapevi, utiliza uma van equipada com uma rede elétrica em escala reduzida para simular situações de perigo, como curtos-circuitos.
A ação educativa tem como objetivo principal promover a conscientização da população sobre os riscos elétricos de forma lúdica e interativa. Em Osasco, os moradores terão a oportunidade de vivenciar, de maneira segura, os perigos que a proximidade com a rede elétrica pode causar.
A blitz consiste em uma simulação realista de curto-circuito, com fios e transformador em escala reduzida, além de efeitos visuais para ilustrar os riscos. Promotores especializados conduzem as demonstrações, orientando os participantes sobre as ações seguras para evitar acidentes. Após as simulações, os participantes recebem folhetos com dicas de segurança e brindes.
A van irá percorrer as ruas a cidade durante todo o dia e, conforme for identificando obras e/ou locais com grande movimentação, como áreas de lazer, ela para para as demonstrações.
“Nosso propósito é que as pessoas interajam com o tema da segurança de forma lúdica”, afirma Fábio Luiz, head de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Enel SP. “Mais do que entregar um panfleto, os moradores assistem a uma simulação de situações reais de risco que podem e devem ser evitados.”
A blitz de segurança ocorre em um momento crucial, já que os meses de dezembro e janeiro costumam registrar um aumento no número de reformas e ampliações de imóveis, além de um maior risco de acidentes com crianças, que costumam brincar em áreas próximas à fiação.
A expectativa da Enel SP é expandir a iniciativa em 2025, alcançando um número ainda maior de regiões atendidas. A meta é alcançar cerca de 5 mil pessoas apenas neste mês.