A Estação Júlio Prestes, da Linha 8-Diamante, estará fechada para obras de restauração até o dia 24 de novembro. Durante esse período, a conexão com a Estação Palmeiras-Barra Funda estará interditada. A ViaMobilidade, concessionária responsável pela linha, recomenda aos passageiros que precisem chegar até a Júlio Prestes que usem os trens da Linha 7-Rubi a partir da Barra Funda, e utilizem o acesso à Sala São Paulo, aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h para acessar a região. Pelo estacionamento da sala de concertos, outra opção para o cliente, o acesso é liberado das 5h às 23h30.
Segundo a concessionária, a interdição é necessária para a realização da remoção de uma passarela metálica não original e a reconfiguração de espaços internos. Entre as mudanças previstas, está a transformação da sala operacional em um café, proporcionando um novo espaço de convivência aos passageiros. As obras seguem as diretrizes dos órgãos de preservação do patrimônio histórico, como o Iphan, o Condephaat e o Conpresp.
O projeto de restauração da Estação Júlio Prestes busca recuperar as características originais do edifício, inaugurado em 1938 e projetado por Christiano Stockler das Neves. As obras na estação, que já foi sede da Companhia Estrada de Ferro Sorocabana, buscam a recuperação das cores e materiais originais, como a cor “flor de laranjeira” nas áreas internas e nuances de rosé em pontos específicos. As tintas utilizadas são minerais, à base de silicatos, garantindo maior durabilidade e adequação ao projeto original. Além das intervenções estéticas, as obras preveem a modernização da infraestrutura, com melhorias na acessibilidade, nos sistemas elétrico e hidráulico, e a instalação de câmeras de segurança integradas ao Centro de Controle Operacional (CCO).
A previsão de conclusão das obras de restauração é para 2026.