Começaram nesta terça-feira (4) as inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao primeiro semestre de 2025. Os candidatos específicos em obter o financiamento estudantil têm até a próxima sexta-feira (7) para realizar a inscrição.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do Fies Seleção, plataforma disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC).
De acordo com o cronograma divulgado pelo MEC, o resultado da chamada será divulgado no dia 18 de fevereiro. Ao todo, serão oferecidas 67 mil vagas, sendo que 50% delas serão destinadas ao Fies Social, modalidade que beneficia estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) .
“No dia 18 de fevereiro, será divulgado o resultado da pré-seleção na chamada única, quando for necessária a complementação da inscrição, que poderá ser preenchida dos dias 19 a 21 de fevereiro. Somente depois de cumprir esses procedimentos é que a contratação do o financiamento será formalizado”, informou o MEC.
Os candidatos que não forem pré-selecionados na primeira chamada serão automaticamente incluídos na lista de espera, obedecendo à ordem de classificação. O MEC informou que “haverá novas pré-seleções da lista de espera no período de 25 de fevereiro a 9 de abril”.
Entenda o Fies:
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, tem como objetivo principal financiar estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitos, que possuam avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ( Sinaes) e sejam oferecidos por instituições de educação superior privada participantes do programa.
O Fies Social, instituído pela Resolução nº 58/2024, visa atender estudantes de baixa renda, oferecendo melhores condições para a concessão de financiamento, como a reserva de 50% das vagas e a concessão de até 100% de financiamento dos encargos educacionais.