A Prefeitura de Itapevi emitiu nesta quinta-feira (20) um alerta à população, especialmente aos idosos, sobre um golpe que vem sendo aplicado na cidade. Moradores têm denunciado a visita de indivíduos que se identificam falsamente como funcionários da Prefeitura, alegando cadastrar pessoas para receber cestas básicas ou até mesmo entregar os itens. No entanto, os golpistas aproveitam a oportunidade para tirar fotos dos rostos dos moradores.
Segundo a administração municipal, a suspeita é de que essas imagens estejam sendo utilizadas para fraudes financeiras, como a realização de biometria facial para a solicitação de empréstimos bancários e outras transações ilícitas.
Em um golpe semelhante, indivíduos usando coletes e crachás falsificados da Prefeitura se apresentaram como técnicos realizando vistorias em residências. Ao entrar nas casas, sob pretextos diversos, fotografaram os moradores e, posteriormente, as vítimas descobriram que seus dados foram utilizados para solicitar empréstimos bancários fraudulentos. Ainda de acordo com os relatos, golpistas pressionam as vítimas com ameaças de suspensão de benefícios.
A Prefeitura de Itapevi enfatiza que nenhum servidor municipal está autorizado a solicitar fotos do rosto ou dados pessoais para liberar acesso a aplicativos bancários. “Além disso, todos os funcionários da Prefeitura atuam devidamente identificados, portando crachá funcional e utilizando veículos oficiais”, destaca.
Recomendações e como denunciar
A Prefeitura orienta a população de Itapevi a não permitir a entrada de desconhecidos em suas casas e a desconfiar de qualquer abordagem suspeita. Em caso de dúvida ou denúncia, basta entrar em contato com a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153 ou com a Polícia Militar pelo 190.
A Prefeitura reforça o alerta para que a população evite permitir que estranhos fotografem seus rostos, pois esse procedimento tem sido utilizado para fraudes bancárias. “A recomendação é que, diante de qualquer abordagem suspeita, os moradores não cedam à pressão e acionem imediatamente as forças de segurança do município”, completa.
A ocorrência também pode ser registrada na delegacia ou através do site da Delegacia Eletrônica.