Na última sexta-feira, 6, Itapevi inaugurou o Centro de Atenção Psicossocial (CPSi II) Infanto-Juvenil “Ciranda”, espaço dedicado a crianças e jovens que necessitam de atenção psicológica e psiquiátrica que acolherá até 150 pessoas, inicialmente.
De acordo com a coordenação do centro de atenção, o novo CAPS terá toda a estrutura para atender crianças e jovens de 0 a 17 anos. Por se tratar de um espaço residencial – com cerca de 584m² – as crianças poderão sentir como se o ambiente fosse uma extensão de suas moradias. São dois andares distribuídos em salas de oficinas e de brinquedoteca, além de sala de enfermagem e ambientes administrativos, entre outros.
Uma equipe formada por psicólogos, terapeuta ocupacional, assistente social, enfermeiro, técnico de enfermagem e administrativo, vai contribuir para ressocializar o jovem para as atividades do dia a dia como ir à escola, por exemplo. Vale lembrar que o espaço é direcionado para transtornos graves e severos. Isso se dá após um acompanhamento dos profissionais durante o tratamento. Já as crianças e jovens diagnosticados com transtornos leves são encaminhados para uma das quatro UBS que contam com o serviço de atendimento psíquico.
O local fica na rua Brasília de Abreu Alves, 65 – Vila Nova Itapevi.