Itapevi lança campanha para ampliar conexões de esgoto da cidade
Ação em parceria com a Sabesp busca regularizar mais de 11 mil imóveis e promover a educação ambiental no município.
A Prefeitura de Itapevi iniciou uma nova etapa da mobilização “Se liga na rede”, com o objetivo de ampliar o número de conexões de imóveis à rede pública de esgoto. A iniciativa atende a diretrizes de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público, em parceria com a Sabesp. Atualmente, mais de 11 mil residências na cidade possuem rede coletora disponível na rua, mas ainda não realizaram a conexão obrigatória.
A campanha une conscientização ambiental e saúde pública, visando evitar a contaminação do solo e proteger recursos hídricos, como córregos e nascentes. O projeto inclui um cronograma de educação socioambiental com duração prevista de seis anos, envolvendo palestras para educadores da rede municipal sobre saneamento, higiene e resíduos sólidos, além de até 10 visitas técnicas à Estação de Tratamento de Água (ETA) Vargem Grande.
Para a população em geral, a estratégia contempla ações diretas nos bairros, como a experiência de realidade virtual “Viva o Caminho da Água” e atendimentos técnicos para esclarecimento de dúvidas. Em junho, as atividades serão intensificadas durante a Semana de Meio Ambiente. A administração municipal reforça que, onde há rede disponível, a ligação é de responsabilidade do proprietário e obrigatória, estando sujeita a sanções em caso de descumprimento.