A Carteira de Identidade Nacional (CIN), iniciativa do Governo Federal para modernizar a identificação civil e combater fraudes, já está nas mãos de mais de 17 milhões de brasileiros, segundo dados divulgados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) nesta segunda-feira (16).
A CIN, que adota o número do CPF como identificador único, visa otimizar cadastros administrativos e qualificar o acesso a serviços públicos digitais. Um dos grandes atrativos da iniciativa é a integração com o portal GOV.BR, que permite aos cidadãos com conta Ouro um acesso mais seguro a mais de 4.500 serviços digitais.
A simplificação da vida do cidadão é um dos objetivos principais do novo documento, conforme explica Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital: “O foco do nosso trabalho é simplificar a vida dos cidadãos. Queremos que eles tenham uma visão de governo único quando acessarem o Gov.br, que a plataforma esteja alinhada à jornada de vida da pessoa. Um cidadão bem identificado não precisará comprovar que tem direito a um benefício”.
Como emitir a nova Carteira de Identidade Nacional
Para saber como emitir a sua CIN em seu estado, basta acessar o portal gov.br/identidade, onde estão disponíveis todas as informações necessárias e o passo a passo do processo.
A troca do documento antigo pela CIN é gratuita na primeira via e pode ser feita até 2032 para todos os brasileiros.