A plataforma “Não Me Perturbe”, iniciativa do governo federal para proteger consumidores de ofertas indesejadas, ultrapassou a marca de 5 milhões de solicitações de bloqueio de ligações referentes a crédito consignado. Entre janeiro de 2020 e novembro de 2024, foram registrados 5.005.465 pedidos de consumidores buscando evitar o assédio de instituições financeiras.
De acordo com dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Região Sudeste concentra a maior parte das queixas (53,3%), seguida pelo Sul (18,6%), Nordeste (14,6%), Centro-Oeste (9,66%) e Norte (3,65%). O estado de São Paulo lidera o ranking nacional, com 1.500.535 pedidos de bloqueio, seguido por Minas Gerais (561.977) e Rio de Janeiro (507.781).
“O contínuo monitoramento dos bancos visa proteger o consumidor e repreender as práticas abusivas na oferta e contratação do consignado. O objetivo é garantir transparência e confiança para quem busca essa modalidade de crédito, que geralmente representa uma parcela vulnerável da população, como aposentados e pensionistas”, enfatiza o presidente da Febraban, Isaac Sidney.
Medidas contra práticas abusivas
A Febraban informou que, desde 2020, foram aplicadas 1.385 punições a empresas por irregularidades na oferta de crédito consignado. Atualmente, 53 empresas estão impedidas de atuar no mercado devido a infrações às normas.
As instituições financeiras que descumprirem as regras estão sujeitas a multas que variam de R$ 45 mil a R$ 1 milhão. Os valores arrecadados são destinados a projetos de educação financeira, visando conscientizar a população sobre o uso responsável do crédito.
Com a Agência Brasil