O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) entregou a Estação Varginha da Linha 9-Esmeralda, que passa por Osasco, nessa segunda-feira (27). Com investimentos de R$ 153 milhões em obras pela CPTM, a estação será operada pela concessionária ViaMobilidade e atenderá cerca de 50 mil passageiros por dia útil.
A obra beneficia os bairros do extremo sul da capital paulista, como Varginha, Vila Natal, Granja Nossa Senhora Aparecida, Jardim Maria Amália, Jardim Maria Fernandes e Jardim Guanabara.
“São Paulo tem muita demanda de infraestrutura e ficamos felizes de poder atender uma massa gigante de pessoas das regiões de Varginha, Grajaú e Parelheiros com essa estação e com essa extensão”, declarou o governador, durante a entrega.
A Estação Varginha contará com três passarelas, sendo uma de interligação com o terminal de ônibus, totalmente construído pela CPTM e com previsão de conclusão em 2026.
Operação assistida
Por no mínimo 90 dias, a operação da estação será assistida, com monitoramento dos sistemas, equipamentos e instalações. Durante esse período, não haverá cobrança de tarifa e um trem circula exclusivamente no trecho de 1,8 km entre as estações Varginha e Bruno Covas-Mendes/Vila Natal, de segunda a sexta-feira, das 10h às 14h, com intervalos de 15 minutos.
Os passageiros deverão utilizar o acesso leste da estação, pela avenida Nathália Pereira da Silva. O horário de funcionamento poderá ser ampliado gradualmente até atingir o período comercial, das 4h à meia-noite.