
A Polícia Civil de São Paulo apreendeu mais de 30 carros de luxo em Alphaville, bairro nobre entre Barueri e Santana de Parnaíba, durante a operação “Riqueza Ilusória”, que prendeu ontem (13) o influenciador digital Filippe Ribeiro suspeito de integrar uma organização criminosa especializada em estelionato e lavagem de dinheiro com compra e venda de veículos. Além dos automóveis de luxo, foram apreendidos computadores e documentos.

A operação visa cumprir 12 mandados de prisão e 39 de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados em oito cidades paulistas, sendo: Barueri, Santana de Parnaíba, Itapevi, Carapicuíba, Cajamar, São Paulo, Monte Mor e Rio Claro. Além do influenciador Filippe, o pai dele, pastor evangélico Alessandro Ribeiro, está entre as cinco pessoas que já foram detidas até o momento.
Os suspeitos foram encaminhados à Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes de Carapicuíba, onde permanecem presos e à disposição da Justiça. Já as buscas continuam para localizar outros suspeitos de integrar o grupo, que também é investigado por falsidade documental, tráfico de drogas, porte ilegal de armas e organização criminosa.
Investigações
As investigações começaram em maio do ano passado a partir de uma denúncia de adulteração de documento de transferência de veículo, de acordo com o delegado Estevão Castro, responsável pela operação.

Nas investigações, Felippe é apontado como o líder do esquema e chegou a ser preso em flagrante por porte de arma de fogo durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão em sua residência, em setembro do ano passado.
A polícia afirma que a análise dos celulares, computadores e anotações apreendidos na ocasião permitiu aos investigadores identificar demais envolvidos e descobrir uma suposta conexão da organização com tráfico de drogas e outros crimes.